Ciclo de reuniões realizado na última semana pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) apresentou os resultados do ano para colaboradores, presidentes de comissões técnicas e representantes regionais. O balanço 2022 mostra o dinamismo e o investimento nas diferentes áreas da autarquia. Perspectiva de melhorias nos serviços para o próximo ano também estiveram na pauta.
A análise conjunta das informações e indicadores apresentados no balanço anual visa nivelar o conhecimento entre todas as equipes, identificar pontos a serem aprimorados e alinhar o planejamento para o cumprimento das metas para 2023. O relatório apresentado revela que todos os setores do Conselho passam por modernização das ações e melhorias constantes.
“Orientar, fiscalizar e disciplinar são as principais razões para a existência de um conselho profissional, mas precisamos lembrar que também estamos aqui para com o intuito de proteger a sociedade, de forma que ela possa receber o melhor atendimento de médicos-veterinários e zootecnistas. Todos desta grande equipe são muito importantes em todo esse processo, que tem como foco três frentes: o profissional que está no mercado de trabalho, aquele que acaba de ingressar, e o estudante”, afirmou o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero.
Para a tesoureira do Regional, Rosemary Viola Bosch, o esforço de toda a equipe é primordial para o alcance dos expressivos resultados. “Sinto que estou em casa. A família CRMV-SP possui boa vontade, comprometimento e carinho em tudo que faz, sempre executando suas atividades da melhor forma possível. A vida é feita de pessoas que permeiam nosso caminho e nos levam para frente”, ressaltou.
Entre as atividades desenvolvidas pelos 93 colaboradores e 23 estagiários do Regional destacam-se os números de todo o estado de São Paulo, em 2022, com 5.157 fiscalizações, que resultaram em 804 termos de fiscalização, 1.528 termos de constatação e 2.761 autos de infração. Na atual gestão, área tem como foco a orientação aos profissionais, especialmente no que tange aos critérios estabelecidos pela Resolução CFMV Nº 1.275/2019.
Com o uso de tablets e a implantação do módulo Fiscalização.Net, foi iniciada a emissão digital de termos de constatação, de fiscalização e de autos de infração. A equipe também tem sido treinada para orientação aos responsáveis técnicos no que se refere a adequações relacionadas à Resolução CFMV Nº 1.275/2019 e ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Saúde. Como reflexo do trabalho desenvolvido, o saldo foi a regularização de 822 empresas inscritas e 64 estabelecimentos que antes não possuíam registro ou responsável técnico homologado, além de 700 termos de orientação elaborados e 372 multas aplicadas.
Ética profissional e mutirões
Houve destaque também para os 104 projetos de mutirão de esterilização cirúrgica analisados, dentre os quais 84 aprovados. Em 2022, foram instaurados 112 novos processos ético-profissionais e julgados 119 que já aguardavam decisão. Foram recebidas pelo Conselho, ainda, 201 denúncias.
Ao todo foram 171 audiências realizadas, 189 notificações para início da apuração dos fatos relatados em denúncias e 19 sessões de julgamento. No último ano, com a reestruturação e digitalização da área ética, pela primeira foi possível que um fato, assim que instruído e apurado, pudesse já entrar para a programação de julgamento. Com isso, atualmente, apenas 21 processos éticos estão pendentes de julgamento, já com agenda programada para o início de 2023.
Novos registros e orientação técnica
No último ano, equipes da sede e das Urfas realizaram 16.328 atendimentos presenciais, que possibilitaram o registro de 4.061 novos profissionais médicos-veterinários, e de 59 zootecnistas, além de 1.284 novas empresas, com a homologação de 8.576 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs).
Buscando a orientação dos profissionais foram realizados 44 eventos técnicos, sendo nove presenciais, entre os quais destacam-se a Semana do Médico-veterinário, o Ciclo de Palestras sobre Responsabilidade Técnica, o Encontro de Zootecnistas e o I Encontro Estadual de Coordenadores de Curso de Medicina Veterinária.
Com o projeto CRMV-SP Escuta também aconteceram oito encontros com profissionais nas cidades do interior paulista. Materiais técnicos também foram elaborados, entre os quais a cartilha sobre Varíola M. em animais, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Clique aqui para acessar o balanço na íntegra.
Fonte: CRMV-SP, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Médico-veterinário fala sobre os cuidados na hora de viajar com os pets
Nova resolução aprova Sistema de Certificação para cursos de Medicina Veterinária em SP
Médico-veterinário dá orientações de como dar banho nos cães em casa