As síndromes de gato são algo comum em bichanos com idade mais avançada, e diferentes doenças e complicações podem aparecer nos felinos idosos como parte disso. A prevenção por meio da observação e de exames rotineiros em seu pet é de extrema importância quando os gatos chegam à “terceira idade”, e visitas constantes – pelo menos uma vez a cada seis meses – ao médico veterinário são primordiais para garantir uma vida plena e de qualidade para seu bichano.
Entre as doenças mais comuns que envolvem as síndromes de gato podem ser citados problemas cardíacos, dentários, de insuficiência renal, hipertensão, diabetes mellitus, cancros, hipertiroidismo e doenças inflamatórias intestinais, sendo que em função da idade avançada, não é difícil que mais de uma (ou várias) destas complicações se manifeste simultaneamente no bichano.
Problemas urinários e de obesidade também podem acometer os gatos idosos, no entanto, quando o felino recebe uma alimentação devidamente balanceada e toma todas as vacinas indicadas pelo veterinário, torna-se mais fácil tanto a prevenção como a cura de doenças frequentes em idade avançada.
Leia Mais: Carrapato em Gatos – Gato também pega carrapato?
Tendo em vista que a expectativa média de vida de um gato na rua é de dez anos, não é difícil perceber as vantagens que podem ser adquiridas para sua saúde quando o felino tem um lar aconchegante e um bom tratamento por parte de seus donos, já que, vivendo desta forma, a expectativa de vida dos bichanos pode chegar a até 20 anos.
Calcificação nas vértebras da coluna, hérnia de disco, piometra e tumores também podem aparecer com mais facilidade no gato idoso, e justamente por isso as visitas constantes ao veterinário são tão importantes para os bichanos velhinhos.
Por meio de exames de urina, fezes, proteínas, tiroxina (para detecção de um possível hipertiroidismo), hemogramas e testes de leucemia, o profissional pode detectar doenças ou possíveis complicações futuras, já podendo medicá-lo e, consequentemente, previnir boa parte dos problemas mais frequentes na terceira idade felina.
Link deste artigo:
ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.
var FB_APP_ID = '106494692855697'; var FB_SCOPE = 'user_birthday,email, publish_actions';
///*** LOAD AND START FB API ***///
window.fbAsyncInit = function() { FB.init({ appId : FB_APP_ID, xfbml : true, status : true, cookie : true, version : 'v2.8' }); FB.AppEvents.logPageView(); };
(function(d, s, id){ var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = " fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
var facebookLogin = function() { FB.login(function(response) { if (response.authResponse) { $('#give_me').val('Obrigado! :)'); } else { console.log('User cancelled login or did not fully authorize.'); } }, { scope: FB_SCOPE }); }
///*** <./ LOAD AND START FB API ***///