Pular para o conteúdo

Como plantar losna? Confira um tutorial completo

  • por

Tempo de leitura: 4 minutos

Você está pesquisando sobre como plantar losna? Pois saiba que chegou ao lugar certo! Popularmente conhecida como absinto, essa é uma planta de cultivo fácil e beleza singular.

Com inúmeras propriedades culinárias e medicinais, a losna é um vegetal com diferentes usos. Com um sabor amargo e um cheiro forte, ela é perfeita para o combate de traças e pragas.

Losna verde clara

Então, para saber como plantar losna e conferir outras curiosidades sobre ela, prossiga com a leitura! Ao longo deste conteúdo, você vai descobrir tudo sobre essa planta tão popular na jardinagem brasileira!

Como é a losna?

Antes de abordar o passo a passo sobre como plantar losna, vale conhecer um pouco mais da planta. Visualmente, ela é caracterizada por um caule fino e longo, que se divide em dezenas de ramificações.

Conforme se desenvolvem, as ramificações originam pequenas e delicadas flores, que podem ser amarelas ou brancas. Elas não ultrapassam alguns poucos centímetros, embora a planta possa alcançar até 1 m de altura.

Já as folhas são verdes escuras, quase cinzas. Você não sabe como cultivar losna? Pois entenda que o processo é razoavelmente simples, e ela pode ser plantada tanto em vaso quanto em jardins e canteiros. Além disso, a planta se desenvolve bem à meia-sombra, o que pode ser uma boa opção para quem vive em apartamentos.

Cultivo de losna: passo a passo

Afinal, como plantar losna? Em primeiro lugar, você precisa definir se vai cultivar a planta em vaso, jardim ou canteiro. Isso porque essa decisão pode mudar a dinâmica de irrigação, por exemplo.

Na sequência, providencie todos os itens necessários para o plantio de absinto ou losna. Não se esqueça da pá, do vaso, do regador e das sementes. Sugerimos que você adquira uma porção de terra de jardim e um vaso com 25 cm de circunferência, no mínimo.

Solo

Em relação ao solo, abra covinhas de 5 cm e despeje cerca de 4 sementes. Depois, cubra os buracos com uma fina camada de terra. Caso plante mais de um raminho, atente-se para haver uma distância de 8 cm entre eles, ao menos.

Irrigação

Após o plantio, como cuidar da losna? Sobretudo, é importante manter o solo sempre úmido. Caso você cultive a sua muda em jardim, durante períodos de chuva, regue-a somente quando a terra estiver seca.

Se o cultivo for em vaso, no interior da casa, a rega pode ser feita a cada dois dias. Contudo, tenha atenção para não encharcar o solo! A losna não tolera o excesso de umidade. Por isso, embora ela seja fácil de cultivar, é fundamental que haja equilíbrio em relação à frequência de irrigação.

Iluminação

Um ponto que você precisa entender ao aprender como plantar losna no vaso é a iluminação correta. Essa planta adora a exposição ao sol, mas sem exageros! O ideal é que você mantenha o seu vaso por 4h na luz solar direta ou 6h na indireta.

No entanto, ela também se desenvolve bem na meia-sombra. Então, caso você pretenda cultivá-la no interior da casa, posicione o vaso de losna em um local estratégico, próximo à janela, preferencialmente voltado para o Sul ou Sudeste. Tenha cuidado com rajadas de ar! A planta é robusta. Contudo, ela não é resistente às ventanias.

Colheita

O momento ideal para a colheita da losna é antes da floração. Para isso, basta cortar os caules a poucos centímetros do solo. Após o primeiro ano do plantio, costuma ser possível fazer duas colheitas anuais. A primeira, no final da primavera, e a segunda, no início do inverno.

Principais doenças da losna

As principais doenças que costumam acometer a losna são os fungos Puccinia absinthii e Phacopsora compositarum. O período mais suscetível para eles aparecerem é a primavera, quando a umidade é maior, ou quando há constantes oscilações de temperatura entre o dia e a noite.

Para evitar o aparecimento dessas pragas, basta aplicar um fungicida periodicamente. Outra ação que ajuda a prevenir os fungos é manter um bom sistema de drenagem. Para isso, vale investir em um vaso com furinhos na parte de baixo. Ele ajuda no escoamento da água, reduzindo os níveis de umidade.

Curiosidades sobre a losna

Após aprender como cultivar losna, que tal conferir algumas curiosidades sobre essa planta milenar? Milenar porque há registros de que ela era utilizada pelos egípcios, no ano de 1.600 a.C. Impressionante, não é? Confira outros dados interessantes:

  • a losna é utilizada como remédio ecológico contra pragas, devido ao odor peculiar;
  • a losna secreta compostos que inibem o surgimento de ervas daninhas;
  • a planta é popularmente conhecida pelo uso no preparo de drinks e bebidas alcoólicas, como o absinto;
  • a losna era dedicada à deusa Ártemis na Grécia Antiga;
  • a planta possui um sabor amargo, similar ao anis;
  • a losna também é conhecida como erva-dos-vermes, sintro, erva-do-fel e erva-de-santa-margarida;
  • a planta é tóxica em doses elevadas! Por isso, é recomendável ter cautela ao utilizá-la em preparos culinários ou chás;
  • a palavra “losna” significa “privado de doçura” em grego, o que pode ser justificado pelo sabor amargo.

ramo de losna

Você gostou de aprender como plantar losna? Então, não deixe de verificar outros conteúdos do blog da Petz! Há diversos materiais com dicas e tutoriais sobre jardinagem. Confira e adquira mais conhecimentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *