Tempo de leitura: 4 minutos
Assim como é impossível ter um peixe sem um aquário, é difícil imaginar um pássaro em casa sem uma gaiola. Por isso, assim como é importante escolher a espécie de ave que mais combina com você, é fundamental entender como comprar gaiola para seu pet.
Para você escolher a gaiola ideal para seu passarinho, separamos sete dicas fundamentais. Assim, é possível garantir um habitat adequado para seu pet ficar bem à vontade. Confira a seguir!
1. Conheça os hábitos do seu pássaro
Canário, calopsita, trinca-ferro, curió, periquito, papagaio ou agapornis: cada um dos pássaros corresponde a uma espécie diferente. Sendo assim, não há nada mais natural do que eles terem hábitos diversos, não é mesmo?
Isso significa que, enquanto alguns precisam de espaço para voar, como os canários e os trinca-ferros, outros gostam muito de escalar, como os psitacídeos. Os hábitos naturais do seu pássaro devem ser considerados na hora de determinar com qual dos diferentes tipos de gaiola ele vai se adaptar mais rápido.
2. Calcule bem o tamanho da gaiola
Como regra geral, a gaiola deve permitir que a ave abra completamente as asas, sem encostar nas grades. Porém, essa condição está longe de ser a ideal. Isso porque ela pode favorecer o surgimento de doenças físicas e comportamentais.
Por isso, ela deve ter o dobro do tamanho da ave com as asas abertas, no mínimo. Ao comprar gaiola, lembre-se de que, além do passarinho, ela deve acomodar outros acessórios com folga, como comedouro, bebedouro e brinquedos. Assim, a dica é escolher sempre uma opção maior, que caiba na sua casa e no seu orçamento.
3. Tome cuidado com o espaço entre as barras
Na hora de comprar uma gaiola, outra orientação importante é observar o espaço entre as barras. Por exemplo, caso você queira uma gaiola grande para um pássaro pequeno, é interessante verificar se as barras não são muito separadas, o que pode facilitar uma fuga.
Por outro lado, barras muito justas podem fazer a ave prender os pés ou a cabeça e se machucar. Por isso, opte por grades com espaçamento mediano em relação ao tamanho do seu pássaro.
4. Atente-se ao material da gaiola
Devido ao preço mais acessível, as gaiolas de madeira são as opções favoritas de muitos tutores. Porém, você sabia que elas não são adequadas para todas as espécies?
Por exemplo, os psitacídeos são aves que gostam muito de bicar. Por isso, elas destroem com facilidade esse tipo de casinha, contribuindo para fugas e acidentes. A gaiola de ferro é uma boa opção para esses passarinhos.
Já outras espécies se dão bem com a madeira, como o trinca-ferro. Gaiolas de arame e pintura epóxi também são ótimas opções. Além de não enferrujar ou descascar com facilidade, esse material facilita bastante a limpeza.
5. Fique atento aos acabamentos
Ao comprar gaiola, lembre-se de verificar se ela não possui pontas soltas ou malfeitas, que machucam o pássaro. Também veja se não há nenhum tipo de metal pesado que cause intoxicação ou peças que possam ser ingeridas. Além disso, ao comprar brinquedos ou acessórios, garanta itens atóxicos.
No caso das estruturas que já vêm com poleiros, como a gaiola para calopsita, o melhor é que eles sejam mais grossos e feitos de madeira, de preferência, imitando galhos de árvores. Além de serem mais confortáveis para os pássaros, eles oferecem maior estabilidade, evitando doenças futuras, como a artrose.
6. Prefira comprar gaiolas com fechos e travas
Algumas espécies de passarinhos são curiosas e gostam muito de bicar, como os periquitos. Consequentemente, elas têm a tendência de abrir as travas da gaiola. Pensando nisso, prefira opções com fechos e travas resistentes. Se for possível, teste a eficácia do item antes de levá-lo para casa.
7. Pesquise bem antes de comprar gaiola
Na hora de comprar gaiola, não se esqueça de colocar tudo na ponta do lápis para garantir o melhor custo-benefício. Então, analise o material e o tamanho mais adequado por um preço justo.
A praticidade também deve ser considerada: pense no que se encaixa melhor na sua rotina como tutor. Por exemplo, ter uma gaiola com fundo removível reduz bastante o tempo de limpeza. Já as alternativas de arame são mais fáceis de higienizar do que as de madeira.
Considere o tamanho do seu passarinho!
Quanto aos tamanhos, quanto maior for a gaiola, menor vão ser as chances de sua ave ficar estressada e doente. Além disso, as versões maiores permitem mais enriquecimento ambiental (impulsionado por brinquedos e acessórios), ajudando a manter o pássaro mais entretido e saudável.
Esperamos que as nossas dicas tenham ajudado você a decidir qual gaiola levar para casa. Se quiser mais orientações e informações interessantes sobre passarinhos ou outros bichinhos de estimação, acompanhe o nosso blog!
Agora, caso você precise de um lugar para comprar gaiola, não deixe de conferir as ofertas no site da Petz! Nele, é possível encontrar preços acessíveis e vários modelos diferentes, do jeitinho ideal para o seu passarinho. Confira.