Tempo de leitura: 4 minutos
Você já ouviu falar dos diversos tipos de rosas-do-deserto? Essas flores exuberantes caracterizam-se por uma beleza singular e um aspecto excêntrico. As tonalidades em rosa vibrante concedem um toque especial para o ambiente e fazem delas ótimas pedidas para ornamentar os espaços.
É possível encontrar mais de 5.000 tipos de rosas-do-deserto! Atualmente, as flores se tornaram uma das preferidas dos brasileiros. Isso porque, além de belas, exigem cuidados simples. Quer saber mais? Então, prossiga com a leitura!
Características das rosas-do-deserto
Antes de conferir os principais tipos de rosas-do-deserto, que tal conhecer um pouco mais sobre essas flores? Originárias da África do Sul e da Península Ibérica, como o próprio nome sugere, essas plantas costumam crescer em ambientes secos e com alta temperatura.
Dependendo do local em que a rosa-do-deserto é plantada, ela pode ultrapassar três metros de altura. Por esse motivo, é frequentemente cultivada em jardins. Contudo, também é possível mantê-la em vasos. Nesse caso, ela ganha o aspecto de um grande buquê, embelezando e trazendo vivacidade ao ambiente.
Outra característica comum a todas as espécies de rosa-do-deserto é a resistência às mudanças climáticas. Além disso, elas são capazes de armazenar água, o que implica nas regas espaçadas e não tão frequentes.
Tipos de rosas-do-deserto
Agora que você já conhece um pouco melhor a planta, confira os principais tipos de rosas-do-deserto, os atributos de cada espécie e dicas de cuidados.
Adenium obesum
Adenium obesum é o tipo mais popular de rosa-do-deserto. Ela é caracterizada por grandes arbustos de aspecto esverdeado ou seco. As flores possuem 2,5 cm de comprimento e de 5 a 6 cm de diâmetro.
Em geral, a Adenium obesum costuma crescer entre 1 e 6 m de altura. As cores das flores podem variar entre branco, vermelho e rosa vibrante. Essa espécie adora receber luz solar direta e resiste bem a períodos secos.
Adenium boehmianum
Adenium boehmianum é outra espécie cativante de rosa-do-deserto. Originalmente encontrada no Sul da África, ela se adapta bem a climas secos e solos rochosos. Ao se desenvolver, ela forma arbustos mais discretos, que crescem de forma lenta. Normalmente, esse tipo de planta não ultrapassa 1,5 m de altura.
Uma curiosidade desse tipo de rosa-do-deserto é que ela passa por uma espécie de hibernação durante o inverno. Outro diferencial está nas folhas, que costumam alcançar 15 cm de comprimento e até 8 cm de largura, sendo uma das maiores já registradas.
Ao lado do tamanho atípico, as folhas possuem uma tonalidade verde vívida. Esses detalhes diferenciados concedem um destaque especial às folhas em detrimento das flores. Em todo caso, elas são ótimas pedidas para embelezar os jardins.
Adenium multiflorum
Essa é outra espécie bastante popular no continente africano. As rosas-do-deserto do tipo Adenium multiflorum crescem em arbustos e, normalmente, não ultrapassam 30 cm de altura.
Os caules e as raízes suculentos e robustos servem para armazenar água, atributo típico da rosa-do-deserto. A Adenium multiflorum também passa por uma espécie de hibernação no inverno. Após esse período, ela costuma florir em abundância.
O aspecto visual das flores lembra o formato de uma estrela. As tonalidades podem aparecer brancas, rosas ou vermelhas. Por fim, essa espécie possui floração lenta, portanto, é preciso ter paciência em relação ao cultivo.
Adenium arabicum
Não dá para deixar de mencionar a icônica Adenium arabicum. Essa espécie é famosa por aparecer em bonsais. Geralmente, as flores possuem tonalidade rosa vibrante, enquanto os caules costumam ser longos e robustos.
Caso ela seja cultivada diretamente no solo, pode alcançar até 2 m de altura. Assim como a maioria das rosas-do-deserto, ela armazena grandes quantidades de água e nutrientes, sendo uma ótima pedida para cultivos em solos rochosos e locais com clima quente e seco.
Adenium swazicum
Popularmente conhecida como “rosa-do-deserto de verão”, essa planta exótica possui lindas flores em tons de lilás. Considera-se a Adenium swazicum como uma das espécies naturais mais resistentes às alterações climáticas.
A floração acontece, praticamente, durante todos os meses do ano, o que torna esse tipo de rosa-do-deserto uma excelente opção para manter o jardim sempre colorido. Assim como as demais plantas do gênero, ela é capaz de armazenar água e sobreviver a ambientes secos.
Rosa-do-deserto: a escolha certeira para colorir o seu jardim!
Assim como as orquídeas, as rosas e os gerânios, as rosas-do-deserto são flores muito admiradas no Brasil. Além do aspecto formidável, elas são fáceis de cultivar, principalmente para quem não dispõe de muito tempo para se dedicar à atividade. Portanto, se você está em busca de plantas bonitas e coloridas, vale considerá-las!
Após conhecer os principais tipos de rosas-do-deserto, que tal escolher um deles para o seu jardim? Se gostou deste conteúdo, continue acessando o blog da Petz, com dicas e muitas informações úteis sobre jardinagem. Boa leitura!