Tempo de leitura: 4 minutos
Os felinos são pets dóceis e muito amorosos com os tutores. No entanto, quando sofrem maus tratos, podem ter comportamentos diferentes. Existem outros motivos que explicam por que os gatos atacam as pernas das pessoas.
Hoje, o blog da Petz vai falar mais sobre esse assunto para os tutores saberem como agir em casos assim, inclusive, se o gato for agressivo e tiver esse comportamento com o intuito de machucar.
Entenda por que os gatos atacam as pernas
A maioria dos tutores já se perguntou: “por que meu gato me ataca?”. Existem diversos motivos que podem explicar por que os gatos atacam as pernas, algo não tão comum, mas que pode acontecer. Alguns gatos têm esse comportamento com frequência ou de vez em quando.
As unhas dos felinos são bem afiadas e podem machucar as pernas das pessoas mesmo se estiverem aparadas. Além de agarrar o calcanhar, alguns pets ainda mordem.
Apesar do incômodo causado pelas unhas e pelos dentes dos felinos, muitos tutores podem encarar esse comportamento como apenas um gato brincando de morder. Porém, será que é só isso mesmo ou essa atitude esconde algo que merece atenção maior?
Em seguida, veja alguns motivos que podem fazer com que o gato tenha esse comportamento. Ao entender o felino, vai ser muito mais fácil resolver a questão.
Muito tempo sozinho
Um dos motivos que podem explicar por que os gatos atacam as pernas é passar muito tempo sozinho e entediado. Os felinos se apegam bastante ao tutor com a necessidade de interagir e brincar diariamente.
Se as brincadeiras não acontecem entre o tutor e os gatos, eles podem ficar entediados. Para chamar a atenção, eles se agarram nas pernas quando o tutor passa por eles. A boa notícia é que é bem simples resolver esse problema.
Basta brincar com os pets ou deixar alguns brinquedos interativos pela casa. Você também pode adotar outro felino. Assim, eles se divertem enquanto você trabalha. De qualquer forma, não deixe de interagir com os animais todos os dias.
Instinto de caçador
Os gatos são caçadores. A maioria desenvolve o instinto sozinho. Então, ele pode ver seus pés andando pela casa e imaginar ser uma presa fácil e acessível, correndo para pegá-los e se divertir.
O problema é que, além de machucar, essa ação pode provocar tropeços e machucar os gatinhos. Então, o melhor a fazer com o gato mordendo o pé do dono é distraí-lo com outras brincadeiras.
Picos de empolgação
Quem é tutor de gato sabe que, do nada, o pico de energia sobe, e ele começa a brincar, muitas vezes, sozinho ou com qualquer coisa que encontra pelo caminho. Alguns gatos simplesmente começam a correr pela casa, já outros, escalam até a cortina.
Na maioria das vezes, o gato tem esse pico de energia à noite. Quando isso acontece, ele pode atacar as pernas do tutor como uma brincadeira. Nesse caso, a melhor maneira de baixar a energia é brincando com ele e o distraindo das suas pernas.
Atenção do tutor
Também pode acontecer do gato não estar brincando e precisando de atenção para um carinho ou para o fato de que ele não está bem.
Caso seu gatinho morda seus pés, observe se ele não precisa de ajuda. Gato mordendo pés ou mãos pode ser simplesmente carência ou necessidade de cuidados. Observe para saber se ele não está enjoado. Afinal, a primeira pessoa para a qual ele vai demonstrar desconforto é o tutor.
Gato estressado
Outra possibilidade que responde por que os gatos atacam as pernas das pessoas esporadicamente, mas com agressividade, é o estresse. Outras vezes, alguns gatos são mais agressivos e podem ter esse comportamento como autodefesa.
Em ambos casos, é preciso saber a causa do problema. Às vezes, antes de chegar em um lar, os gatos sofrem maus tratos. Alguns podem ter comportamentos agressivos. No entanto, o ideal é procurar por ajuda de um especialista.
Uma boa opção é o etologista, que estuda o comportamento animal e pode ajudar no caso de gatos agressivos. Além dele, o médico-veterinário pode solicitar alguns exames para saber se a saúde do felino está em dia.
A saúde do gato é muito importante, pois se ele estiver com alguma dor, pode se tornar agressivo e morder sem motivo aparente. Por isso, sempre fique atento a qualquer mudança repentina no comportamento do bichano.
Como ajudar um gato que ataca as pernas?
Existem algumas maneiras de ajudar um gato que ataca as pernas:
- brinque com ele sempre que for possível. Existem diversos brinquedos para distrair seu amigo;
- espalhe arranhadores, túneis, caixas de papelão e prateleiras pela casa. Desse modo, o instinto predador pode acalmar;
- faça carinho e o distraia da ação quando ele atacar suas pernas.
Essas são algumas ideias para o gato parar de atacar suas pernas. Além disso, mantenha uma boa alimentação e as vacinas em dia! No caso de gato filhote mordendo os pés ou atacando as pernas das pessoas, vale uma conversa com o médico-veterinário para acabar com esse comportamento cedo.
Gostou de entender melhor por que os gatos atacam as pernas das pessoas? Para mais conteúdos como este, acompanhe o blog da Petz! Fique por dentro das principais informações sobre o reino animal.