Tempo de leitura: 4 minutos
Um cachorro que obedece a alguns comandos tem o poder de arrancar sorrisos de qualquer pessoa. Quando o animal dá a patinha ou rola no chão, o fofurômetro explode! Além de engraçados, esses truques estimulam a inteligência do pet. Por isso, você já pensou em como ensinar cachorro a rolar?
Neste artigo, o blog da Petz compartilha um passo a passo de como ensinar cachorro a deitar e rolar. Aqui, você aprende a executar a tarefa desde os primeiros momentos com o animal até o objetivo final, fazendo com que o cão realize o movimento sozinho. Confira!
Saiba como o adestramento pode beneficiar a saúde do cão
Mais que fofo, um cachorro treinado tem menos chances de contrair doenças físicas e mentais. Isso porque, de acordo com especialistas, o treinamento estimula a memória e o movimento do corpo. A seguir, confira alguns benefícios do adestramento.
- Saúde mental: o cão mais ativo, com raciocínio sempre estimulado, tem menos probabilidade de adquirir ansiedade;
- Saúde física: o treinamento exige que o animal sente, deite, role e levante diversas vezes, fazendo exercícios;
- Comportamento: ao ter controle sobre o animal, naturalmente, você faz com que ele seja mais obediente. Isso interfere diretamente no convívio com a família;
- Linguagem: o adestramento do cão exige que o animal fique mais atento ao que você diz. Assim, a comunicação entre vocês se torna mais fácil.
Treinar o cão a rolar é fácil?
O adestramento de cães requer paciência, persistência e dedicação. Por mais que o movimento pareça simples, é necessário abusar do recurso da repetição para o amigo peludo absorver o comando em questão.
O melhor a fazer é tornar essa atividade a mais prazerosa possível para você e o seu pet. Outra dica para dar tudo certo é respeitar o tempo do animal. Tendo esses dois aspectos em mente, a sua missão de adestrar um cachorro será cumprida com excelência, e todos saberão o quanto seu cachorrinho é inteligente!
Outro ponto muito importante para entender como ensinar cachorro a rolar e executar qualquer outro movimento é recompensá-lo com petiscos. O objetivo é fazer com que o animal associe o fato de corresponder ao comando com algo bom, no caso, a guloseima preferida dele.
Assim, quando menos perceber, você verá o cachorro rolando a um simples comando. É bem simples, porém, lembre-se que a paciência é muito importante. Então, sempre respeite as vontades e o momento do seu amigo de quatro patas.
Passo a passo para fazer o cão rolar
Pronto para ensinar cachorro a rolar? Preste atenção a cada fase descrita a seguir, pois todos os detalhes são importantes para saber como ensinar cachorro a rolar. Não esqueça: seja gentil com seu pet e comemore cada estágio vencido com ele.
1 – Verifique se o cão sabe deitar
O primeiro passo para entender como ensinar cachorro a rolar é testar. Para isso, fale o comando “deita” e veja se o cachorro o atende. Se ele deitar, já é um primeiro passo para aprender a rolar. Caso ele não execute o movimento, você terá que ensiná-lo a deitar.
Isso quer dizer associar o ato de deitar à palavra, mostrando para ele que o movimento de se colocar ao chão deve vir depois de falar “deita”. É um trabalho repetitivo, por isso, não desista.
2 – Fale o comando de deitar
Nessa fase, o cão já sabe atender ao comando de deitar. Ele deve ficar com a barriga para baixo, as patas dianteiras esticadas na frente do corpo e a cabeça levantada. Caso ele queira levantar, empurre delicadamente o corpo para ele sentar.
Em seguida, mostre o petisco e fale o comando “rola”, de forma clara e segura. Ao mesmo tempo, gire o petisco ao redor da cabeça do cão para o focinho acompanhá-lo. Continue com o petisco na mão, guiando o animal de uma maneira que faça ele rolar.
3 – Dê o petisco se o movimento for executado
Isso é muito importante! Para a estratégia do petisco dar certo, você só entrega a guloseima para o cachorro se ele deitar. Mesmo que ele peça muito, é necessário resistir. Aprender como ensinar cachorro a rolar por completo exige que você seja rígido, mas acolhedor.
Como você viu, são apenas três passos, mas, talvez, seja necessário repeti-los várias vezes. Uma sugestão é realizar o treinamento em lugares diferentes para o bichinho não restringir a execução do comando ao local, além de dar um ar mais leve à tarefa.
Você pode variar entre os cômodos da casa ou aproveitar o tempo com ele para fazer um passeio. No final, fazer ele rolar será um bom pretexto para vocês se divertirem juntos! Essa tarefa pode ser muito divertida.
Mostre para sua família que aprender como ensinar cachorro a rolar é possível para qualquer pessoa. Então, ao fim dessa leitura, você já pode iniciar os trabalhos. Escolha o lugar e mãos à obra! Além disso, não deixe de acessar o site da Petz para escolher os petiscos mais gostosos para essa missão. Esperamos por você!