Tempo de leitura: 4 minutos
Para quem não possui muito espaço em casa, mas deseja ter um pouco de verde e umas florzinhas para colorir o lar, conhecer os nomes de plantas pendentes que dão flores pode ser uma ótima alternativa. Dessa forma, é possível otimizar a decoração e dar o seu toque especial.
Conhecidas como “plantas que caem”, as plantas pendentes são os ornamentos preferidos dos amantes de jardinagem. Afinal, elas são responsáveis por lindas cascatas naturais. Além disso, quando são acompanhadas de botões de flores, elas trazem um delicioso perfume e uma cor que torna tudo ainda mais interessante.
É possível colocar as plantas pendentes com flores em lugares abertos ou fechados, sem limitações. A regra é utilizar a sua imaginação e respeitar as características de cada espécie.
Por falar em espécies de planta pendente com flor, você encontra alguns nomes bem interessantes a seguir. Continue a leitura e veja nove tipos diferentes para se encantar. Confira!
Columéia-rasta
Conhecida pelas folhas que formam rolinhos e caem em cascadas, a columéia-rasta é uma das plantas pendentes que dão flores. Ela é caracterizada pelo verde vibrante e pelas flores avermelhadas, em formato de tubo.
A columéia-rasta se dá bem tanto em ambiente interno como externo. Por isso, você não vai ter problema em encontrar um lugarzinho especial para o seu vaso. A sua única preocupação deve ser com a irrigação, que deve ser regular, sempre mantendo o solo úmido.
Se possível, prefira um vaso de cuia ou um autoirrigável de parede. Esse tipo de cuidado facilita a hora da manutenção diária, ajudando a manter a planta sempre saudável.
Columéia-peixinho
Familiar da planta anterior, a columéia-peixinho também entra nesta lista. As folhas dela são de uma tonalidade verde-escura, contrastando bem com as flores pequenas e alaranjadas.
Mesmo com adaptação boa em meia-sombra, essa é uma planta que gosta de um pouco de sol e vento, principalmente pela manhã. Por isso, uma indicação é sempre colocá-la na varanda no início do dia para ela pegar um pouco de luz solar. Depois, você pode guardá-la.
Trapoeraba-roxa
Uma planta que se destaca pela cor exótica é a trapoeraba-roxa. Com folhas roxas e flores rosadas, ela chama a atenção em composições isoladas ou com outras plantas. É uma espécie de pequeno porte, que pode ser cultivada em vasos suspensos.
Você pode colocá-la tanto no exterior quanto no interior da casa, já que ela se adapta muito bem a qualquer opção. Porém, lembre-se de que as regas devem ser moderadas para o substrato não ficar encharcado. Isso porque a espécie é bem exigente quanto à qualidade da terra.
Flor-de-maio
Fácil de plantar e cultivar, essa planta é tão linda que nem parece que existe. A flor-de-maio é uma das alternativas de espécies pendentes que dão flores da nossa lista.
Plantada em vasos pequenos, ela é ideal para o cultivo em recipientes verticalizados. O melhor é que você encontra flores em diferentes tonalidades: brancas, amarelas, roxas, vermelhas ou rosas. Assim, é possível ter cascatas floridas em diferentes tonalidades.
Lembre-se de que a luminosidade ideal para o cultivo é a sombra parcial, com boa luz solar. Além disso, o substrato deve conter: base de casca de pinus (sem taninos) e carvão.
Flor-de-cera
Uma flor ornamental e pendente para ter em casa é a flor-de-cera. Essa é uma planta trepadeira que cresce em cachos com pequenas flores em formato de estrelinhas. Isso é um encanto, você não acha?
Ao contrário das outras plantas pendentes que dão flores, essa opção precisa ser cultivada em ambiente externo. Porém, lembre-se de que é necessário evitar o sol pleno, sempre preferindo a meia-sombra.
Brinco-de-princesa
Se você procura uma flor com cores vibrantes, a brinco-de-princesa pode ser a escolha certa. Os tons cor-de-rosa, vermelho e roxo são muito interessantes, principalmente quando se juntam com o verde das folhas da trepadeira.
Assim como a flor-de-cera, essa é uma planta de ambiente externo. Contudo, ela pode ser cultivada tanto em sol pleno quanto em meia-sombra, onde você preferir. Porém, lembre-se das regas frequentes, que devem acontecer de duas a três vezes por semana, pelo menos.
Gerânio-pendente
Agora, o que você acha de uma flor mais delicada? O gerânio-pendente é assim! Ao escolher essa planta, vale lembrar que é importante ter cuidado no cultivo, pois ela é sensível e precisa de luz indireta para se desenvolver saudável, assim como substrato rico em matéria orgânica para nutrir as cores vivas das pétalas.
Petúnia
Também há plantas pendentes que dão flores para regiões frias, como as petúnias! Inclusive, a floração delas é mais abundante do que a das espécies mencionadas acima. Se você escolher cultivar petúnias, é importante considerar os seguintes detalhes:
- o substrato deve ser rico em matéria orgânica e drenável;
- o vaso deve ser de cuia e suspenso;
- as regas devem frequentes;
- a luminosidade é em meia-sombra;
- o ambiente pode ser externo ou interno.
Onze-horas
Uma planta que tolera climas quentes é a onze-horas, mesmo que seja recomendável protegê-la nas temperaturas mais altas. O encanto dela é grande devido às tonalidades das pétalas que lembram ponteiros, explicando o nome.
Já que toleram vários tipos de solos, elas são muito fáceis de semear e devem ser cultivadas em ambiente externo. Além disso, como a luz do sol é direta, é preciso definir um cronograma de irrigação para evitar o ressecamento do solo.
Viu como é interessante conhecer mais sobre as plantas pendentes que dão flores? Se você quiser comprá-las ou ter o seu próprio jardim, conte conosco! No site da Petz, temos uma sessão exclusiva para os amantes de jardinagem.