Pular para o conteúdo

Comissão de Animais em Desastres do CRMV-PR presta apoio após enchente em Morretes

  • por

A Comissão Estadual de Gestão de Riscos de Animais em Desastres (CEGRADE), alinhada com a Comissão Nacional de Desastres do Conselho Federal da Medicina Veterinária (CFMV), esteve, na última semana, em Morretes, município do Estado do Paraná, para prestar apoio às localidades atingidas pelas enchentes nos últimos dias. 

A ação foi coordenada pelas médicas-veterinárias representantes do CRMV-PR, Letícia de Paulo Koproski e Nara Cristina Silva, juntamente com a Defesa Civil Estadual e Defesa Civil Municipal, secretarias de Saúde e da Agricultura da Prefeitura Municipal de Morretes, Instituto Água e Terra e voluntários de grupos de resgate animal. Como resultado foi elaborado um diagnóstico situacional e tratada estratégias de ações. Os médicos-veterinários Fábio Henrique Amancio e Fabio Teles de Santana também prestaram apoio. 

O Cel. QOBM e coordenador Estadual da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (CEDEC), Fernando Raimundo Schünig, conta que, no momento do desastre, o atendimento aos animais é extremamente importante. “Eles sofrem como os humanos, ficando sem os seus lares e alimentos. Um fato constante é que as pessoas não querem sair das suas residências para irem para os abrigos sem os seus animais. Quando conseguimos abrigar os animais, nós mantemos a família unida. Nós, da Defesa Civil Estadual, já contamos com uma rede de atendimento de animais em situação de emergência para atender essas demandas. A participação do CRMV-PR, um grande parceiro nessa rede de atendimento,  agrega de forma coordenada a atuação dos médicos-veterinários. Todos juntos, vamos ter grande sucesso”, comenta.

Um fato constante é que as pessoas não querem sair das suas residências para irem para os abrigos sem os seus animais (Foto: divulgação)

Chuvas intensas

“Morretes é privilegiada pela grande quantidade de rios e montanhas que o circundam, o que o tornam a 3ª cidade com maior número de visitantes do estado do Paraná. Porém, é justamente por seus belos atrativos, que o município também sofre quando há chuvas intensas, como as que aconteceram especialmente nesses últimos dias. Chuvas intensas e inúmeros rios somados à maré alta tornam as enchentes praticamente inevitáveis”, explica o médico-veterinário e Secretário Municipal de Saúde de Morretes, Aaronson Ramathan Freitas.

No mesmo período, Guaraqueçaba também foi atingida pelas enchentes. Segundo informações do Ten.- Cel. QOBM e Coordenador Executivo da Defesa Civil Estadual, Adriano de Mello, em contato com a Defesa Civil no município, não foram identificados animais em risco no município. 

“Sob a coordenação da Defesa Civil Estadual e Municipal, por meio da Comissão Estadual de Gestão de Riscos de Animais em Desastres, prestamos apoio de forma integrada, a fim de assessorar a prefeitura e outras instituições da área da saúde e segurança.  Lembrando que, os médicos-veterinários são essenciais no atendimento de animais em situações de risco ocasionadas pelos desastres”, destaca o médico-veterinário e presidente da CEGRADE do CRMV-PR, Leonardo Nápoli.

Fonte: CRMV-PR, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Vantagens do mix feeding no tratamento da obesidade em cães

Campanha Dezembro Laranja aborda a prevenção do câncer de pele

Vira-lata caramelo: veterinária comenta favoritismo por cães sem raça definida, especialmente dessa cor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *