Tempo de leitura: 4 minutos
As iguanas são répteis muito comuns na América do Sul, inclusive no Brasil. Por isso, muitas pessoas costumam tê-las como animais de estimação. Porém, os tutores demonstram dúvidas sobre a dieta pet frequentemente. Afinal, o que a iguana come?
Se esse é o seu caso ou se você simplesmente está curioso para saber o que uma iguana come, continue a leitura e entenda tudo sobre a dieta desse bicho repleto de escamas.
Características das iguanas
“Iguana” é um termo genérico atribuído aos animais pertencentes ao gênero de mesmo nome, da família Iguanidae. Apesar de existirem diversas espécies nesse grupo, é encontrada apenas uma no Brasil. O nome científico dela é curiosamente óbvio: Iguana iguana.
As cores dela variam ao longo da vida, apresentando uma coloração verde-clara na juventude, que escurece com o tempo. Na fase adulta, a iguana exibe uma tonalidade mais próxima do marrom-acinzentado.
Ela também apresenta algumas estruturas bem típicas, como uma crista e uma série de escamas em formato de espinho ao longo do dorso. Esse animal costuma ficar nas árvores encontradas ao longo dos rios e dos mangues.
Esses locais são perfeitos para as iguanas, pois, como todo réptil, elas têm sangue-frio e não conseguem controlar a temperatura corporal sozinhas, precisando da sombra e da luz solar para isso.
Desse modo, é nesses ambientes que elas passam a maior parte do tempo, sendo difícil encontrá-las no solo. Nos locais, também fica a principal fonte de alimentação da espécie: as folhas.
Apesar de parecer simples, a “comida de iguana” conta com algumas peculiaridades. Para você conhecer mais informações sobre esse pet, vamos apresentá-las a seguir.
O que as iguanas comem
Afinal, o que a iguana come? Engana-se quem pensa que as folhas são o único alimento para a espécie. Apesar delas constituírem a base da alimentação, há certos cuidados que devem ser tomados quando o bicho está em cativeiro.
Assim, a dieta do animal pode ser mais variada do que parece. Então, confira exatamente o que a iguana come na natureza e o que ela prefere quando é domesticada.
A alimentação das iguanas na natureza
Conforme mencionado, a maior parte da comida para iguana é formada pelas folhas presentes nas árvores encontradas no habitat da espécie. Afinal, esse animal é considerado herbívoro.
No entanto, também é possível que esse bicho varie o cardápio com o consumo de flores. Assim, a espécie pode enriquecer a dieta. Quem diria que a iguana seria tão sofisticada, não é mesmo?
Brincadeiras à parte, esse bicho precisa principalmente das proteínas, do cálcio e das fibras presentes nas folhas e nas flores, já que tais nutrientes são essenciais para o metabolismo do réptil.
Além disso, as iguanas podem complementar a dieta com restos de animais mortos e fezes de outras da espécie. Porém, não se espante, pois essas “comidas” esquisitas ajudam o bicho a manter a microbiota intestinal.
A alimentação das iguanas em cativeiro
Quando é criada em cativeiro, a iguana come o quê? Para quem cuida dessa espécie em casa, a principal dica de nutrição é apostar em hortaliças folhosas, respeitando os instintos e os hábitos naturais do animal.
Nesse sentido, boas escolhas envolvem as folhas de cor verde, como nabo, alcachofra, dente-de-leão, couve-galega, coentro, salsa, escarola, agrião, repolho-verde e roxo, cebolinha e chicória.
As folhas citadas ajudam na ingestão de minerais. Por isso, elas precisam compor de 40 a 45% da dieta. Porém, também é preciso adicionar frutas e outros legumes à alimentação desses répteis para diversificar os nutrientes.
É recomendado que a dieta das iguanas contenha uma variedade de dez alimentos diferentes, pelo menos. Para isso, algumas opções são:
- vagem;
- quiabo;
- abóbora;
- pimentão;
- inhame;
- cenoura;
- berinjela;
- mamão;
- melão;
- uva;
- maçã;
- ervilha;
- feijão-verde.
Além disso, há muitas alternativas comerciais para alimentar sua iguana. Porém, caso você decida utilizá-las, também é preciso lembrar de ofertar alimentos frescos e folhas para o animal.
Alimentos proibidos para iguanas
Saber o que a iguana come é importante. Contudo, também é fundamental entender quais são os alimentos proibidos para o pet. Certos legumes contêm ácido oxálico, um componente que interfere na absorção do cálcio. Portanto, eles não devem estar presentes na dieta do seu pet.
As verduras incluídas nesse grupo são o espinafre, a beterraba, o salsão e a acelga.
No geral, as couves podem ser ofertadas. Porém, é necessário não exagerar na quantidade a fim de evitar prejuízos para seu bicho.
Outros alimentos que não estão proibidos, mas exigem moderação, são os que contêm tanino, uma substância que pode prejudicar o fígado do réptil, quando consumida em excesso. Esse pigmento está presente no espinafre, nas uvas, na maçã e nas frutas vermelhas.
Como cuidar bem de sua iguana
Falamos bastante sobre as comidas para seu réptil. No entanto, você não pode se esquecer da água, que deve ser trocada diariamente. Além disso, caso utilize algum alimento para iguana de origem comercial, como a ração, é importante se lembrar de umedecê-lo.
Vale mencionar que, para assegurar um aporte adequado de nutrientes, os especialistas costumam recomendar a suplementação de minerais e vitaminas. Com os suplementos e as quantidades corretas, é possível prevenir deficiências e prejuízos à saúde do animal.
Agora que você sabe o que a iguana come, fica muito mais fácil pensar em uma dieta balanceada para o seu pet, não é? Contudo, lembre-se de sempre consultar um médico-veterinário para garantir a saúde e o bem-estar do bicho. Para aprender mais, acompanhe as publicações do blog da Petz e fique por dentro do mundo animal!