Tempo de leitura: 4 minutos
Existem 24 espécies de hamster, mas nem todas são permitidas no Brasil. Do total, 5 são consideradas domésticas. Se você quer saber mais sobre elas, hoje, vamos falar das características e das cores do hamster-chinês.
Saiba mais sobre o hamster-chinês, outras espécies tão especiais e como ser tutor desse roedor.
Quais são as cores do hamster-chinês?
O hamster-chinês é um roedor bem pequeno. Ele mede 12 cm e pesa 45 g. O hamster-sírio, o mais comum no Brasil, tem o dobro de tamanho, mesmo sendo considerado bem pequeno.
Como o nome já entrega, o hamster-chinês é originário do deserto da China. No entanto, a importação e a comercialização não são autorizadas no Brasil. As cores do hamster-chinês variam: mesclas de marrom e cinza, marrom puxado para o vermelho, totalmente branco ou preto.
Apesar de toda essa variação, o hamster-chinês marrom é o mais comum. O mais raro é branco e preto. Embora seja bem pequeno, a cauda é comprida, algo que contrasta com o tamanho. Os olhos são escuros e carismáticos. As orelhas são bem abertas.
Com essas características, você deve ter notado que ele é um pet muito fofo e encanta todos que têm a possibilidade de virarem tutores. Independentemente das cores de hamster-chinês, ele é cativante!
Como conseguir uma espécie de hamster-chinês no Brasil?
Saber as cores do hamster-chinês pode fazer com que você se encante a ponto de querer adotar um! Porém, o IBAMA não permite o comércio dessa espécie no Brasil. Mesmo que você tente trazê-la de outros países, não pode entrar com ela aqui.
A portaria 93/98 de regulamentação de animais silvestres é responsável por permitir ou proibir entrada de pets exóticos, ou seja, que não existam no habitat.
Antes de adquirir qualquer espécie de animal, é importante saber se o comerciante concorda com as leis de importação, pois, somente assim, você não contribui com o tráfico de animais silvestres ou com a introdução de uma espécie que pode se tornar invasora, comprometendo o meio ambiente e as espécies nativas.
No entanto, se você deseja ter um roedor parecido com o hamster-chinês, pode encontrar facilmente o hamster-anão-russo. Eles são parecidos no tamanho e na interação. Em seguida, veja quais tipos de hamster são permitidos no Brasil.
Saiba quais são as espécies de hamster permitidas no Brasil
No Brasil, apenas dois tipos de hamster domésticos são permitidos pelo IBAMA: o hamster-sírio e o hamster-anão-russo. Em seguida, saiba mais sobre cada uma para escolher aquela que mais se adequa a você.
Hamster-sírio
No Brasil, o hamster-sírio é autorizado pelo IBAMA. No entanto, ele é bem maior que o hamster-anão-russo e o hamster-chinês. Ele é um dos preferidos por aqui, já que é calmo e interativo.
O hamster-sírio é originário da Ásia Ocidental. A cor original é dourada. Ele pode chegar a 20 cm e 85 g. Devido aos diversos cruzamentos em cativeiro, hoje, é encontrado nas cores preto, branco, marrom, cinza e vermelho.
Hamster-anão-russo
Se você procura por um hamster pequeno, o anão-russo é a escolha ideal. Assim como o hamster-chinês, ele é menor e não costuma ultrapassar 10 cm. O peso também é parecido com o do hamster-chinês, tendo cerca de 50 gramas.
Como o nome já diz, o hamster-anão-russo é originário da Rússia. No entanto, ele também é encontrado em outros países, como China e Mongólia. O hamster-anão-russo é autorizado pelo IBAMA. Adquira seu pet apenas em locais com boas procedências. Essa é a segurança de que ele está saudável.
Assim como as várias cores do hamster-chinês, o hamster-anão-russo pode ser encontrado em mais de um tom.
Anão-russo-campbell
Esse pequeno roedor é encontrado no Brasil como o famoso hamster cinza. A barriga é branca, com listras nas costas — um verdadeiro fofo!
Anão-russo-winter-white
Já imaginou esse pequeno pet todo branco? Embora seja mais difícil de encontrar, ele existe nessa cor. No entanto, enquanto o campbell é dócil e interativo, o branco é muito mais arisco.
Diferença do hamster-chinês e do hamster-anão-russo
Além das várias cores do hamster-chinês e do hamster-anão-russo, o tamanho é outra semelhança entre eles, mas eles possuem várias diferenças, embora muitos os confundam. Um exemplo é que o tom do hamster-chinês é marrom-acinzentado ou marrom-avermelhado.
As cores do hamster-anão-russo são cinzas com listras nas costas e, raramente, branco. Além disso, o corpo do anão-russo é mais rechonchudo, enquanto o do chinês é mais comprido. Também é possível identificá-los pela cauda.
O hamster-anão-russo tem a cauda curta e as patinhas bem peludinhas, já o hamster-chinês tem a cauda mais longa e as patinhas bem peladinhas. Viu só quantas diferenças?
Independentemente do hamster que você escolha, lembre-se que ele é territorialista e, dificilmente, se acostuma com outro do mesmo sexo na gaiola. Além disso, macho e fêmea juntos geram muitos filhotes, que precisam ser separados em poucos meses.
Gostou de conhecer as cores do hamster-chinês, do anão-russo e do sírio? Para mais curiosidades, confira as publicações do blog da Petz. Aproveite para contar se você tem um hamster em casa e qual é a cor dele aqui, nos comentários!