Tempo de leitura: 4 minutos
Os hamsters são roedores, assim como as chinchilas, os porquinhos-da-índia, os esquilos-da-mongólia, os ratos e os camundongos. Porém, será que eles são o mesmo tipo de pet? Por serem tão parecidos, muitos tutores querem saber se hamster é rato.
Apesar de serem roedores, os hamsters são da família Cricetidae. Já os camundongos, os ratos, o twister e o gerbil são da família Muridae. Por fim, o porquinho-da-índia é da Caviidae e a chinchila da Chinchillidae.
Então, o hamster é rato? Hoje, vamos falar mais sobre as características desses dois pets, assim como a família de cada um. Desse modo, você pode acabar de vez com suas dúvidas.
Características do rato
Especialistas acreditam que existam cerca de 64 espécies de ratos, classificadas taxonomicamente na família Muridae da ordem Rodentia. Porém, o que é Taxonomia? Esse é o estudo dos grupos biológicos.
Sendo assim, essa área da Biologia classifica os seres vivos conforme as descrições e as características que possuem. No entanto, apesar de alguns demonstrarem certas semelhanças, nem sempre são da mesma ordem ou família.
Em relação aos ratos, os mais conhecidos e comuns em diversas regiões do mundo são os Rattus rattus (rato-preto ou de telhado) e Rattus norvegicus (rato-pardo). Ambos têm origem na Ásia.
Outros membros da ordem Rodentia, como os camundongos e a ratazana, também são parecidos. Porém, possuem algumas características que os diferem. Um exemplo é os camundongos serem bem menores do que os ratos e as ratazanas, que podem chegar até os 50 cm.
Os ratos de rua são considerados pragas que transmitem doenças, como a leptospirose. No entanto, alguns deles são criados como pets de estimação. Claro que você não deve pegar qualquer um que encontrar e levar para sua casa.
São exemplos de roedores de estimação o gerbil e o twister (Rattus norvegicus). Hoje, essas espécies foram domesticadas e são criadas como pets de estimação. Além disso, existem os animais de laboratório.
Eles são utilizados em testes de remédios e vacinas, tanto para uso humano quanto para administração em outros animais. Como os hamsters são da família dos cricetídeos, existem muitas diferenças entre rato e hamster.
Características dos hamsters
O hamster é rato? Esse pet também é uma das espécies da ordem Rodentia. Os membros da família dos cricetídeos, como os hamsters, têm como diferencial a presença de uma bolsa ao lado da cabeça, que serve para guardar alimentos.
Na natureza, esses tipos de roedores se escondem em tocas, sendo animais noturnos e solitários. Em cativeiro, eles não aceitam outros membros na gaiola e podem brigar seriamente, caso o tutor insista. Uma diferença grande em relação aos ratos é que os hamsters não têm cauda, além de serem menores.
No processo de domesticação da espécie, esse tipo de pet se mostra dócil e interativo, principalmente com os tutores. Contudo, assim como rato, hamster e camundongo também são usados em testes de laboratório.
Afinal, hamster é rato?
O hamster é uma espécie de roedor, assim como o rato. Como mencionado, eles são da mesma ordem, a Rodentia. No entanto, enquanto o hamster é da família dos cricetídeos, o rato é da família Muridae.
Então, a resposta para a pergunta “hamster é rato?” é não. Contudo, ambos pertencem à mesma ordem e possuem características em comum. Por exemplo, os dois são roedores e onívoros. O hamster é um pet doméstico, mas também existem ratos que podem ser domesticados.
Tanto o hamster quanto o rato podem ser usados em laboratórios para testes de remédios, como mencionado. Assim, são as características físicas que os diferenciam. Em seguida, veja quais são os tipos domesticados.
Ratos de estimação
Assim como os hamsters, existem ratos de estimação. Os tipos mais comuns são o twister e o gerbil, ambos da família Muridae. Para saber mais sobre esses dois bichinhos, continue a leitura.
Rato twister
Também conhecido como mercol, o rato twister é um pet calmo e interativo com os tutores. Ele pode ser encontrado em várias cores e possui uma cauda longa. Além disso, a pelagem é curta e chega a medir 30 cm.
Ele é bem brincalhão e tem a mesma alimentação que os hamsters. Assim, a dieta é composta por ração, feno, vegetais, folhas, frutas, sementes e legumes. Ele também pode comer ovos, pequenos insetos e proteínas da carne.
Gerbil
Outro rato fofo que chamou a atenção de diversas pessoas é o gerbil, também conhecido como esquilo-da-mongólia. Ele pode medir cerca de 15 cm e tem a cauda longa, além de ser divertido e dócil.
Esse pet pode ser encontrado em diversas cores, como preto, dourado, caramelo e branco. Ele também é um onívoro e possui uma alimentação igual a do hamster e do twister.
Qual dos roedores é autorizado no Brasil?
Existem quatro tipos de hamster. No entanto, no Brasil, são autorizados pelo IBAMA apenas o Hamster Anão Russo e o Hamster-Sírio. O gerbil e o rato twister também podem ser criados no país.
No entanto, sempre adquira um rato ou um hamster de locais com boa procedência e autorização do IBAMA. Além disso, não se esqueça de levar seu pet para consultas com o médico-veterinário periodicamente a fim de saber se ele está com a saúde em dia.
Gostou de saber se hamster é rato? Então, não deixe de conferir outras curiosidades aqui, no blog da Petz! Conheça melhor uma série de outras espécies, que podem ou não ser criadas como pets de estimação!