Tempo de leitura: 4 minutos
Se você deseja ter um pet carinhoso e fácil de cuidar, considere comprar porquinho-da-índia! Esse bichinho é sociável e lida muito bem com crianças. É possível criá-lo de forma saudável e adequada tanto no apartamento quanto na casa.
No entanto, antes de comprar ou adotar o animal, é fundamental aprender o básico sobre como cuidar de um porquinho-da-índia. Assim, você consegue atender a todas as necessidades dele facilmente.
Então, se você pretende comprar porquinho-da-índia, aproveite para ler este conteúdo. Separamos tudo o que é necessário saber sobre esse pet fofo, que oferece uma companhia muito agradável. Vamos lá?
É permitido comprar porquinho-da-índia?
Sim, é permitido comprar porquinho-da-índia. Ele é considerado um animal doméstico. Portanto, a comercialização ou a adoção é possível, segundo a legislação. Então, caso você queira ter esse pet, saiba que não há impedimentos. Não é preciso efetuar nenhum tipo de regularização ou formalização junto às autoridades.
Isso significa que é possível adquirir o porquinho-da-índia em lojas especializadas e pet shops, desde que elas atendam à burocracia inerente ao segmento. Portanto, sinta-se livre para dar continuidade aos planos de ter esse peludo!
Primeiros cuidados com o filhote de porquinho-da-índia
Agora que você já sabe que pode comprar porquinho-da-índia, é hora de aprender quais são os primeiros cuidados que ele necessita. Geralmente, o pet é adquirido ou adotado ainda filhote, exigindo uma atenção redobrada.
Isso porque, nesse momento, o porquinho-da-índia ainda precisa se acostumar com as pessoas e o novo ambiente. Nesse sentido, é indispensável ter paciência e conceder espaço para ele se habituar às novidades.
Além disso, é preciso preparar a gaiola, comprar os acessórios para porquinho-da-índia e planejar a alimentação. Porém, tenha calma! Essas tarefas não são complexas. A seguir, confira tudo o que você precisa saber e providenciar para a chegada do seu novo amigo.
Gaiola
O ideal é as gaiolas para porquinho-da-índia terem 120 cm de comprimento por 160 cm de largura, no mínimo. Para isso, você pode separar um espaço na casa e cercá-lo com grades. Atente-se para as aberturas do cercado não serem muito amplas. Caso contrário, o pet pode escapar.
Outro cuidado em relação ao local onde ele vai viver é a necessidade de ter uma casinha. O porquinho-da-índia gosta de dormir em um abrigo. Você pode investir em uma cabaninha de tecido para gato, por exemplo.
Ainda, vale destacar que o clima é um fator importante! O porquinho-da-índia não suporta ambientes muito frios ou muito quentes. Portanto, o ideal é que a gaiola esteja bem arejada, com temperatura em torno de 25ºC.
Alimentação
Em relação à comida para porquinho-da-índia, ele se alimenta com feno, frutas e ração específica. Deixe o primeiro sempre à disposição. Já a ração deve ser oferecida duas vezes por dia. As frutas, assim como legumes e vegetais frescos, podem ser utilizadas como petiscos. Entre as opções, você pode disponibilizar:
- maçã;
- tomate;
- melão;
- alfafa;
- couve;
- pepino;
- cenoura.
Acessórios
Na natureza, os porquinhos-da-índia viviam em tocas cavadas por eles ou outros animais. Por isso, após comprar a gaiola, não se esqueça de adquirir também tocas, túneis e demais acessórios para o bichinho.
Brinquedos de madeira também são fundamentais para distração, gasto de energia e desgaste dos dentes. Compre-os somente em lojas especializadas para evitar problemas com pecinhas soltas ou materiais tóxicos.
Há outros acessórios importantes, como comedouro, bebedouro e escova. O último item serve para retirar o excesso de pelos e ajuda na higienização, assim como é feito com os gatos.
Higiene
Afinal, como cuidar de um porquinho-da-índia? Fique de olho no substrato! Além de recolher dejetos presentes nele, é recomendado fazer a troca sempre que ele estiver muito úmido e sujo ou possuir um odor desagradável.
Em relação ao banho, não é indicado dá-lo com muita frequência. Procure banhar o pet somente quando estiver calor ou quando for recomendado pelo veterinário. Nesse aspecto, o porquinho-da-índia é parecido com os gatos. Assim, ele não requer higienização constantemente.
Curiosidades sobre o porquinho-da-índia
Você sabia que, diferentemente do que o nome sugere, os porquinhos-da-índia são da família dos roedores e originários da América do Sul? Confira mais algumas curiosidades sobre esses pets:
- medem entre 20 cm e 25 cm e podem pesar até 1 kg;
- possuem expectativa de vida de quatro a seis anos. Porém, sob condições e cuidados ideais, eles podem chegar até os oito;
- são animais que não existem mais na natureza;
- são herbívoros. Então, se alimentam somente de vegetais;
- possuem dentes que crescem sem parar ao longo da vida. Por isso, é fundamental disponibilizar brinquedos para o desgaste dentário;
- são diferentes dos outros roedores, pois não possuem hábitos noturnos;
- preferem tirar vários cochilos ao longo do dia, em vez de ter longas horas de sono;
- podem ter pelagem curta, média ou longa, com diferentes tonalidades.
Sobretudo, eles são bastante sociáveis e adoram brincar e receber carinho do tutor. Portanto, caso você não saiba qual pet criar, vale considerar comprar porquinho-da-índia! Gostou desse conteúdo? Então, continue acessando o blog da Petz e descubra outros materiais educativos e curiosidades sobre o mundo animal!