Dentre as mais variadas tecnologias humanas adaptadas para os nossos amiguinhos de quatro patas está o Google Glass para cães. A equipe do Instituto de Tecnologia da Georgia e uma das principais figuras responsáveis pela criação do Google Glass, Thad Starner, estão trabalhando neste projeto.
O Google Glass para cães vem do conceito de wearable tech, ou seja, tecnologia que possa ser vestida, usada no corpo. O projeto chamado de FIDO em inglês, Facilitando Interações para Cães com Ocupações, pretende usar a tecnologia do Google Glass com o objetivo de permitir que os cães se comuniquem claramente com seus donos.
A tecnologia do Google Glass para cães vai funcionar da seguinte forma: os cães conseguirão ativar um sensor acoplado na coleira e esse sensor transmite um comando verbal para o dono, o comando pode ser recebido pelo fone de ouvido ou por uma imagem enviada pelo dispositivo.
Por que o Google Glass será adaptado para os cães?
Leia Mais: Filmes com cães – Cachorros atores nas telonas de cinema
Primeiramente, a tecnologia do Google Glass para cachorros foi testada em cães guias, e foi um sucesso em resultado, os cães aprenderam de forma rápida a ativar o sensor. Sendo que o cão guia ajuda uma pessoa portadora de algum tipo de deficiência, no caso dos deficientes visuais, a tecnologia será um passo gigante para o avanço da inclusão e facilitação da vida, pois usando o aparelho baseado no Google Glass, o cão consegue fazer o sensor enviar um comando verbal para o dono alertando sobre perigos que o cão está vendo por onde estão andando.
Posteriormente, o projeto FIDO quer utilizar a tecnologia do Google Glass em cães de trabalho, como os cães policiais. O objetivo é o mesmo almejado com os cães guias. Os cães de resgate, por exemplo, poderão enviar uma imagem do objeto ou pessoa encontrada ao resto da equipe.
Apesar de, inicialmente, o Google Glass para cães ser desenvolvido para fins profissionais, no futuro os responsáveis pela ideia querem ampliar o uso dessa tecnologia. Eles esperam que o cão possa avisar ao dono quando estiver com fome ou quiser sair para fazer xixi, por exemplo. Não será mais necessário tentar interpretar os latidos.
É importante frisar que a ideia é se basear no Google Glass desenvolvido para nós humanos e criar este aparelho que será utilizado em cães. A tecnologia do Google Glass está sendo usada como base para o projeto, a Google criando uma versão de seu produto para os nossos amigos de quatro patas!
Link deste artigo:
ATENÇÃO: Esse conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta a um médico veterinário ou serviço especializado. Encontre um fornecedor próximo a sua casa.
var FB_APP_ID = '106494692855697'; var FB_SCOPE = 'user_birthday,email, publish_actions';
///*** LOAD AND START FB API ***///
window.fbAsyncInit = function() { FB.init({ appId : FB_APP_ID, xfbml : true, status : true, cookie : true, version : 'v2.8' }); FB.AppEvents.logPageView(); };
(function(d, s, id){ var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = " fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
var facebookLogin = function() { FB.login(function(response) { if (response.authResponse) { $('#give_me').val('Obrigado! :)'); } else { console.log('User cancelled login or did not fully authorize.'); } }, { scope: FB_SCOPE }); }
///*** <./ LOAD AND START FB API ***///