Pular para o conteúdo

O que significa que fomos criados à imagem de Deus?

  • por

Em Gênesis 1:27 nos é dito que o homem foi criado à imagem de Deus. O que isto significa?

O que a Bíblia diz exatamente?

O livro de Gênesis registra a criação do mundo, incluindo o homem. Vamos listar os versículos sobre o homem sendo criado à imagem de Deus:

  • Gênesis 1:26: “Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”.
  • Gênesis 1:27: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou”.
  • Gênesis 5:1: “… Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez”.

Outro versículo de Gênesis 5 é útil para comparação, pois usa a mesma frase, mas a aplica à procriação humana.

  • Gênesis 5:3: “E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e chamou o seu nome Sete”.

Que é a imagem de Deus?

O relato da criação diz que Deus criou a terra, as plantas e as árvores e os animais, todos “segundo as suas espécies”. Mas os humanos são especiais. Eles se assemelham a Deus de alguma forma. Temos algumas das características de Deus que os animais não têm.

  • Não é sobre nossos corpos físicos
    Ser criado à imagem de Deus não significa que nos parecemos fisicamente com Deus. Ninguém sabe como Deus é. Quando Ele apareceu ao homem no Antigo Testamento, não havia forma, e Deus proibiu o povo de fazer imagens Dele, pois estas nunca seriam precisas. Ele é infinito demais para ser confinado a uma forma. A Bíblia muitas vezes descreve Deus em termos humanos como tendo olhos, ouvidos, pés e assim por diante, mas isso não significa literalmente. Deus pode ver, ouvir e falar, mas não se limita a um corpo humano.
  • Pai e filho
    Adão teve um filho “à sua semelhança, conforme a sua imagem”. É impressionante que Lucas 3:38, ao listar a genealogia de Jesus, fale sobre “Sete, filho de Adão, filho de Deus”. Assim, o relacionamento de Deus com o homem é comparado ao relacionamento de um pai com seu filho. Esta imagem é usada com muita frequência na Bíblia.
  • Ser representante de Deus
    Deus deu ao homem a tarefa de ter domínio sobre a criação. Ele seria o representante de Deus. Isso faz parte dele ser feito à imagem de Deus, já que Deus é o governante supremo.
  • Características de Deus que não partilhamos
    Deus é completamente único. Existem muitas características que Ele não compartilha com nenhuma criatura, como Sua santidade, Sua onisciência e Seu poder infinito para fazer o que Ele quiser. Além disso, nós humanos somos muito diferentes de Deus, pois temos um corpo e, portanto, estamos confinados no espaço e no tempo.
  • Características de Deus que partilhamos
    Há também uma lista de características de Deus que partilhamos – pelo menos o homem tinha quando foi criado. A Bíblia não resume isso especificamente, mas podemos pensar em nossa capacidade de raciocinar, pensar no passado e no futuro, tomar decisões, entender e amar os outros. Devemos assemelhar-nos ao caráter de amor e justiça de Deus. Podemos comunicar uns com os outros e com o Senhor. Podemos adorá-Lo. Estas são coisas que os animais não podem fazer, ou apenas de forma limitada.

A imagem de Deus em nós foi danificada pelo pecado, mas não desapareceu

Gênesis 3 registra como o pecado entrou no mundo. Nosso relacionamento com Deus foi severamente danificado. Isso significava que a humanidade se separou cada vez mais do desejo de Deus para nós. O pecado também afetou nossa capacidade de amar, de tomar as decisões certas e assim por diante. Em suma, a imagem de Deus foi danificada.

No entanto, o privilégio de ser criado à imagem de Deus não se restringiu aos primeiros humanos e não foi completamente perdido quando eles pecaram. Seus descendentes compartilham desse privilégio, embora não sejam mais perfeitos. Isso fica claro em Gênesis 9:6, onde Deus fala com Noé e sua família após o dilúvio (portanto, muito depois que o pecado entrou na criação): ”Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.” (Gênesis 9:6). O homem podia matar animais para consumo, mas não podia matar outros humanos. Os humanos têm uma posição especial que não se baseia em suas posses ou realizações, mas em serem portadores da imagem de Deus.

Tim Keller explica a importância disso:

“Quando você acredita na imagem de Deus, o círculo da vida protegida se expande. Mas se você não acredita na imagem de Deus, se você acredita apenas em capacidades ou em alguma outra abordagem forjada do motivo por que acreditamos em direitos humanos, o círculo se contrairá continuamente. Ficará cada vez menor, e cada vez menos pessoas serão protegidas. Você vê quão incrível, crucial, importante, é a imagem do ensino de Deus.”[1]

Um caminho para a restauração

No entanto, quando Jesus Cristo veio ao mundo e abriu o caminho para voltarmos a Deus para sermos reconciliados com Ele, Ele também abriu o caminho para voltarmos à imagem de Deus. Em Romanos 8:29 lemos “Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho…”. Efésios 4:23-24 exorta os crentes “… e vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade.” e Colossenses 3:9-10 diz-lhes: “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou. ”

Se nos tornarmos filhos de Deus, nos submetermos a Ele e permitirmos que Ele nos transforme e nos mude do nosso velho eu, então Ele nos mudará gradualmente. A pessoa que éramos antes de conhecermos a Cristo será mudada para que voltemos a representar a imagem de Deus, que Ele colocou em nós lá no princípio. Embora a imagem tenha sido manchada e escondida por causa do pecado, ela começará a aparecer novamente, para que nos tornemos mais semelhantes a Cristo em nossas vidas, atitudes, coisas que pensamos, fazemos e dizemos.

A obra de Deus em nós será completada

Nunca seremos totalmente como Jesus enquanto estivermos neste mundo, mas Filipenses 1:6 diz que “ aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo”. Então, quando morrermos, ou Jesus Cristo retornar à terra, a obra de Deus em nós será completada e seremos como Deus, “santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis” perante Ele (Colossenses 1:22)

[1] Focus on the Family blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *