Pular para o conteúdo

Os cristãos podem participar de cerimônias de outras religiões?

  • por

Este é um tópico importante, especialmente para os novos crentes que estão tentando descobrir como viver como cristãos no contexto de sua sociedade ou comunidade. Pode ser que a maioria dos outros não sejam cristãos e não entendam por que os cristãos fazem ou não algumas coisas que os outros acham muito normais naquela sociedade.

Cerimônias

Funerais e casamentos são duas das cerimônias mais importantes que podem ser assistidas por qualquer pessoa, independentemente de sua religião. Mas, além disso, existem muitas cerimônias e rituais que são específicos de uma religião, mas não de outra. O mais importante aqui é saber se o ritual ou cerimônia tem carga espiritual. Essa é uma pergunta que às vezes é difícil de responder para os cristãos. Quando nos tornamos cristãos, Deus nos dá Seu Espírito Santo para ser nosso Guia que ensina o que é certo. Também temos a Bíblia, nosso manual que nos ajuda a descobrir o que Deus deseja de nós.

  • Primeiro passo
    Se você se deparar com a indecisão de se participar de um determinado ritual seja sensato ou não, deve primeiro pedir ao Espírito Santo que lhe mostre e ajude a entender o caminho certo nessa situação.
  • Segundo passo
    A seguinte coisa que você pode fazer é pedir conselho aos outros cristãos ao seu redor. Pense na pessoa que o ajudou a se tornar cristão, um pastor ou outro líder de igreja.
  • Terceiro passo
    Veja o que a Bíblia diz. No Antigo Testamento há muitas histórias, orientações e dicas que esclarecem esse assunto. Quando Deus guiou a nação de Israel pelo deserto até a Terra Prometida, Ele os instruiu a NÃO adorar a Deus do jeito que as comunidades e pessoas ao seu redor faziam, porque eles adoravam ídolos e faziam coisas que não agradavam a Deus. Veja, por exemplo, Deuteronômio 12:29-31. Infelizmente, o povo de Deus às vezes ignorava esse conselho e era punido por Deus por sua desobediência (veja, por exemplo, Ezequiel 5:11).
    No Novo Testamento, Paulo explica claramente o que significa estar envolvido em religiões estranhas. 1 Coríntios 10:20 diz: “Antes, digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios”. Isso é algo que devemos evitar, custe o que custar.

Três perguntas a considerar

Se nos perguntassem se participaremos de certas cerimônias, devemos percorrer suas várias partes e nos perguntar o seguinte:

  • Essa cerimônia tem alguma coisa a ver com demônios? Procissões e rituais em que um ídolo desempenha um papel importante devem ser evitados.
  • Esta cerimônia é para adorar espíritos, demônios ou qualquer coisa além de Deus? Espíritos ou demônios estão sendo invocados e solicitando sua ajuda? Então evite.
  • Esta cerimônia é uma mistura de coisas espirituais e normais, como casamentos e funerais? Pense em uma cerimônia que homenageia a pessoa falecida, mas onde seu espírito também é cultuado, incenso é queimado e para os mortos são cantados louvores. É permitido lembrar a vida do falecido com respeito e podemos participar disso. Mas é melhor manter distância de assuntos com significados religiosos não-cristãos. Se for um casamento, sinta-se à vontade para dar sua bênção ao casal e expressar seu apoio. Mas se ancestrais ou espíritos são invocados para uma bênção, é melhor manter distância.

Participar de cerimônias não-cristãs

Se você seguir esses passos, considerando as opções e estando razoavelmente confiante de que não há nada anticristão, satânico ou demoníaco acontecendo, então você pode participar tranquilamente. É importante, especialmente para os novos cristãos, não se isolar de todos os eventos sociais e celebrações. Caso contrário, seria impossível compartilhar o Evangelho com amigos e parentes que o veriam apenas como um estranho que traiu e rejeitou o modo de vida deles.

Seja sábio, humilde e cortês em todas as suas decisões e tente mostrar amor e respeito a todos ao seu redor com uma oração em seu coração pela orientação de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *