Pular para o conteúdo

Deus aprova a Eutanásia? – PalavraBíblica.net

  • por

A eutanásia significa literalmente “boa morte”. Atualmente, refere-se à interrupção ativa da vida de um paciente terminal por um médico. O médico também pode fornecer uma droga letal que o próprio paciente toma. Isso se chama suicídio assistido. A eutanásia ou suicídio assistido é proibido na maioria dos países. Somente no Benelux, Espanha, Suíça, Canadá, Colômbia, Nova Zelândia e partes da Austrália é permitido sob determinadas condições. Essas condições são muito rígidas.

Por exemplo, na Holanda, o paciente deve ter pensado sobre isso com cuidado e deve ter concluído independentemente seu desejo de morte por esse curso, sem qualquer pressão externa. Deve haver um sofrimento desesperado e insuportável, e essa situação deve ter sido discutida com o paciente. Se existe alguma outra solução razoável para o sofrimento também deve ter sido investigado. Uma segunda opinião é sempre obtida e a execução médica deve ser feita com cuidado. Apesar dessas condições restritivas, a eutanásia na Holanda está aumentando cada vez mais. Existe até uma proposta para legalizar a eutanásia para crianças menores de 12 anos.

O que é a morte?

Os cristãos geralmente se oponhem fortemente à normalização da eutanásia. Isso é por causa da visão cristã da vida e da morte. Na Bíblia, Deus se revela como o Deus Vivo, que criou e sustenta toda a vida (Gênesis 1). Quando Deus tira Seu Espírito que dá vida, nós morremos (Salmo 104:29-30). A morte é um resultado direto do pecado de Adão, conforme descrito em Gênesis 2-3. O salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). Por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, e assim a morte passou a todos os homens porque todos pecaram, assim escreve Paulo em Romanos 5:12.

Morrer, então, não é algo natural e neutro, mas algo terrível. A morte é nossa inimiga que será removida por Deus no futuro. “o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte” (1 Coríntios 15:26). Todo o ser vivo resiste à morte com tudo o que há em si. Todo o ser humano quer viver. Somente um sofrimento psicológico ou físico severo pode levar uma pessoa ao suicídio. E mesmo assim, essa pessoa não deseja a morte em si, mas apenas o fim do sofrimento.

Podemos tirar nossa própria vida?

Quando Deus nos dá a vida, devemos cuidar e manter essa vida. Quando Deus tira a vida, devemos dar um passo atrás e reconhecer nossa impotência e vulnerabilidade. No entanto, isso é difícil de digerir nos tempos modernos, onde a autonomia se tornou muito importante. Nós, como pessoas modernas, gostamos de manter o controle de nossas vidas. Achamos que devemos ser capazes de tomar nossas próprias decisões sobre nossas vidas. A consequência extrema dessa visão é que podemos, portanto, se necessário, também decidir por nós mesmos quando nossa vida termina. Um cristão, no entanto, não pode aceitar essa linha de pensamento. Ele confia em Deus na vida e na morte, e sabe que Deus determinou seu tempo (Salmo 31:14-15). A vida é sagrada, então não podemos terminá-la ativamente. Nem uns com os outros e nem nós mesmos.

A vida tem valor intrínseco?

Além dessa objeção fundamental, há também uma objeção prática. Observamos que os limites da eutanásia e do fim da vida estão mudando lentamente. Embora as pessoas no ambiente do paciente não possam influenciar a decisão, há um grande risco de que pacientes ou idosos se vejam como um fardo. A vida, então, não tem mais valor intrínseco, mas esse valor torna-se dependente da qualidade de vida. Consequentemente, as pessoas idosas e deficientes podem ser consideradas pessoas indesejáveis. De acordo com a fé cristã, no entanto, toda a pessoa é valiosa porque todos são criados à imagem de Deus, independentemente de estarem doentes ou saudáveis, independentemente de serem velhos ou jovens.

Uma esperança viva

Deus é o Deus Vivo. Ele venceu a morte porque Jesus Cristo ressuscitou dos mortos. Jesus Cristo precedeu Sua igreja em Sua ressurreição: “Mas, de fato, Cristo ressuscitou dos mortos, as primícias dos que dormem” (1 Coríntios 15:20). Jesus experimentou um sofrimento inimaginavelmente severo e, portanto, Ele pode ter compaixão de nossas fraquezas (Hebreus 4:15). Nosso sofrimento pode ser tão desesperado e severo que qualquer explicação ou conforto humano fica aquém. Tudo o que resta então é a expectativa fiel de uma perspectiva de futuro esperançoso, porque Jesus nos salva da morte e nos dá vida: “Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.” (1 Coríntios 15:22). .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *