Em João 14:27, Jesus promete a Sua paz aos discípulos. É uma paz maravilhosa porque não é uma paz como a que o mundo daria, mas o tipo de paz que pode sobreviver ao sofrimento e ao assédio. Em João 16:33, Jesus fala novamente sobre a paz: “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz;” Jesus é realista quanto ao que aconteceria aos Seus discípulos: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” Todo o seguidor de Jesus passará por algum tipo de tribulação ou aflição.
Para algumas pessoas, isto assume a forma de calúnia. É horrível quando o seu bom nome é caluniado, e é especialmente doloroso quando isso é feito por pessoas que lhe são próximas: familiares, amigos ou vizinhos.
Descansa na certeza de Jesus
Quando isto nos acontece, podemos descansar na garantia de Jesus: “Tende bom ânimo; Eu venci o mundo.” A nossa vida está escondida com Cristo em Deus (Colossenses 3:3); estamos completamente seguros aí, pois estamos envolvidos pela presença do nosso Salvador e Criador. Jesus vive em nós através do Espírito Santo e por esta realidade vencemos aqueles que não conhecem a Cristo, e podemos estar certos de que Aquele que vive em nós é maior do que aquele que está no mundo (1 João 4:2-4 ). Reserve um tempo todos os dias para se aquecer na presença do seu Senhor e deixar que a sua alma seja inundada pela paz que Ele lhe dá. Leia a Bíblia, medite nela. Crie o hábito de Filipenses 4:8: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”
Orar
Ore por aquelas pessoas que lhe dificultam a vida: “Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” (Mateus 5:44). Verá que é difícil odiar ou sentir ressentimento em relação às pessoas que trouxer diante do trono de Deus. Descobrirá que, ao orar por eles, a paz de Deus será derramada no seu coração e não irá vazar por causa do que os outros tentam fazer consigo.