“A que posso, pois, comparar os homens desta geração? “, prosseguiu Jesus. “Com que se parecem?
São como crianças que ficam sentadas na praça e gritam umas às outras: ‘Nós lhes tocamos flauta, mas vocês não dançaram; cantamos um lamento, mas vocês não choraram’.
Pois veio João Batista, que jejua e não bebe vinho, e vocês dizem: ‘Ele tem demônio’.
Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e vocês dizem: ‘Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e “pecadores” ’.
Mas a sabedoria é comprovada por todos os seus discípulos”.
Nesta caminhada sobre os valores de Cristo, nós observamos suas atitudes e discursos e refletimos sobre os valores identificados. Já vimos o valor que ele dá aos feridos e perdidos, às escrituras, ao amor, a Si mesmo, e hoje vamos falar mais um pouco sobre o valor Jesus dava ao ensino.
Jesus contava parábolas a fim de ensinar algo a quem o ouvia. Ele valorizava o seu ensino e nos instruiu a enxergar através dele, a luz do seu sistema de valores. Em tudo o que Jesus falava sobre seu ensino, o intuito era nos direcionar à obediência de suas palavras e direcionamentos, pois se o ouvirmos e colocarmos em prática, esse ensino será um fundamento para as nossas vidas. E quando as adversidades surgirem, continuaremos firmes e fundamentados no que Jesus ensinou.
Na parábola das coisas perdidas, vimos Jesus tentar ensinar aos fariseus e uni-los à sua missão, mas ainda com muita dificuldade, devido às acusações, questionamentos e descrédito que lhe era dado. No evangelho de Lucas, capítulo 7, Jesus compara essa com crianças, como um alerta a falta de amadurecimento e ao valor que deveriam confessar ao seu ensino.
Os fariseus criticavam a João batista por jejuar e a Jesus por comer, beber e andar com publicanos e pecadores. Agiam como verdadeiras crianças em suas insinuações, desejando que Jesus e João Batista se adequassem ao que eles consideravam correto em relação à lei, mas Cristo deixou claro que eles vieram para brincar.
Era mesmo difícil para os legalistas entenderem como Jesus era e qual era o seu sistema de valores. Por muitas vezes, Ele tentou ensiná-los que eram os doentes que precisavam de médico, e para buscar e salvar o perdido, era necessário se relacionar com eles, mas sem sucesso. Pelo contrário, os fariseus tentavam, como crianças, convencer Jesus de que Ele deveria agir como eles gostariam.
O intuito de Jesus não era somente ensinar, mas fazer com que todos os que ouvissem o seu ensino pudessem compreendê-lo e aplicá-lo de forma prática em suas vidas. E, apesar de parecer um ensino contraditório à lei de Moisés, na verdade, ele era o cumprimento dessa lei, mas de uma forma não religiosa e sem limitar o acesso dos perdidos à sabedoria e perdão.
Confesse o valor que Jesus deu ao seu ensino. Compreenda-o e pratique-o em sua vida. Ensine as pessoas a caminharem sobre o sistema de valores de Cristo e tenha prazer em estudar as Escrituras, a fim de aprender mais sobre Jesus.
Assista a vídeo desta lição abaixo:
Ouça o áudio desta lição no link abaixo:
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.
Baixe o Material de Apoio da Lição
Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net