Pular para o conteúdo

Não ter religião é um problema?

  • por

Esta questão pode ser respondida tanto com sim como com não. É possível ser muito religioso e, ainda assim, não conhecer Deus. Quando assim é, ser religioso ou ter religião não tem qualquer valor. Se olhar para os fariseus, verá pessoas que tinham religião, mas não conheciam Jesus. Eram muito rigorosos e observavam fielmente a lei, mas não confiavam em Jesus para a sua salvação (Mateus 23:13,25). Também não compreendiam o coração de Deus, mas eram duros de coração (Marcos 3:1-6). Então, nesse sentido, poderia dizer que é possível viver sem religião porque ela deixará o seu coração inalterado. Se a religião for uma religião criada por si, não o ajudará (Colossenses 2:23).

Deus é o nosso Criador

Mas se não ter religião significa que não acredita em Deus, que não O ama ou que não O quer seguir, então não está certo. A Bíblia diz-nos que Deus é o nosso Criador (Génesis 1:27) e Ele quer que O conheçamos e O adoremos. Além disso, podemos realmente conhecê-Lo através de Jesus Cristo, porque Ele é o caminho para Deus – Ele é o próprio Deus (João 14:6). Com Jesus no centro da sua crença, a religião não está morta, mas dá vida e salvação!

Sem amor

Em 1 Coríntios 13, Paulo dá uma lista de qualidades maravilhosas, como o falar em línguas, a profecia, o entendimento e até a fé. Mas, sem amor, não significam nada. De que tipo de amor está ele a falar? Paulo refere-se ao amor a Deus e ao próximo – aliás, o mandamento que Jesus nos deu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento ( … ) o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:37,39). Jesus deu-nos também a Regra de Ouro: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós”; (Mateus 7:12,13) ​​​​O coração da verdadeira religião é o amor, e isso também resultará em obediência a Jesus e aos seus mandamentos: “Se alguém me ama [disse Jesus], guardará a minha palavra” (João 14:23 ) .

Tiago tem um comentário muito direto sobre a verdadeira religião que está perfeitamente de acordo com o que Jesus ensinou: “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo.” (Tiago 1:27)

Resumindo: a religião criada por si não vale nada. A verdadeira religião significa amar a Deus e obedecer-Lhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *