“Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos são mais altos do que os pensamentos de vocês.” (Isaías 55:9)
Esse versículo de Isaías nos lembra que: os caminhos e pensamentos de Deus são muito mais elevados que os nossos. Ele conhece o futuro, sabe exatamente o que precisamos, e está sempre guiando cada um de nossos passos para cumprir seu propósito em nós. Mas para experimentar essa paz e direção, precisamos nos entregar a ele, especialmente quando sentimos o peso da tentativa de controlar tudo.
A PALAVRA QUE NÃO VOLTA VAZIA
Isaías 55:10-11 compara a Palavra de Deus à chuva que nutre a terra: ela nunca retorna vazia, mas cumpre tudo aquilo que Deus deseja. Se confiarmos e priorizarmos a vontade do Senhor, colocando-o como nosso plano A, não precisaremos de um plano B. Deus conhece nossos sonhos e não ignora as esperanças que colocamos nele.
“Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e o mais ele fará.” Salmos 37.4-5
Quando entregamos nossos planos a Deus, o peso do controle se desfaz, e experimentamos o alívio da verdadeira confiança.
O CONTROLE É O QUE PESA
Reconhecer nossas preocupações e frustrações é uma parte do processo. Mas a parte mais difícil, e essencial, é entregar completamente essas questões a Deus. Muitas vezes, queremos o alívio das preocupações sem realmente abrir mão do controle. No entanto, o controle em si é o que torna tudo mais pesado, pois ele nunca foi feito para nós.
Jesus nos mostrou o exemplo perfeito de entrega: ao lançar nossos fardos sobre ele, somos libertados daquilo que não foi feito para carregar.
Cristo deseja habitar em cada área da nossa vida, mas é impossível que ele permaneça onde o medo, a desconfiança e o controle ocupam espaço. Ele é gentil e, ao perceber que não há espaço para ele, se retira. Porém, sempre está próximo o suficiente para que, ao clamarmos, ele volte e renove tudo.
A partir do momento em que ele entra, tudo começa a se transformar. O convite a Cristo não é apenas para que ele entre, mas para que faça as mudanças que são necessárias. Quando Jesus está presente, tudo muda, e nunca mais somos os mesmos.
DESCANSO PARA A ALMA
A nossa alma precisa de descanso em Deus. A Palavra nos convida a nos aproximarmos do trono da graça com confiança para encontrar misericórdia e ajuda em momentos de necessidade.
“Portanto, aproximemo-nos do trono da graça com confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça para ajuda em momento oportuno.”
Hebreus 4:16
Jesus nos oferece um jugo suave e um fardo leve:
“Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”
Mateus 11:29-30
Isso significa aprender a descansar nele e lembrar que a verdadeira paz e descanso estão em confiar que Deus nos guia e sustenta.
O PESO DA IDENTIDADE MAL RESOLVIDA
Deus nos chama a sermos Seus filhos antes de fazermos qualquer coisa por ele. Ele deseja um relacionamento de entrega e amor, onde nossa identidade esteja segura nele.
Muitas vezes, sentimos o peso da necessidade de “fazer” para Deus, mas ele nos convida a ser antes de fazer. O fazer vem como consequência de uma identidade bem resolvida. Lembre-se: se a caminhada cristã está pesada, então algo está fora de lugar. Jesus deixou claro que, embora tenhamos dificuldades, o fardo dele é leve.
Após entregar nossos pesos a Deus, é essencial vigiar para que eles não retornem. Traumas e mágoas são como sementes envenenadas que podem brotar se não forem removidas. Eclesiastes 3:2 nos lembra que há um tempo para plantar e um tempo para arrancar o que foi plantado.
É preciso arrancar da nossa alma tudo que traz peso, dor e confusão. Esse processo exige vigilância, para que as experiências negativas ou palavras que recebemos não ganhem espaço em nossos corações novamente.
ENTREGAR E DESCANSAR
O chamado de Deus para nós não é uma vida sem dificuldades, mas uma vida sem o peso do controle e das expectativas que nos limitam. Em Jesus, encontramos descanso, paz e a força para continuar. Podemos ter certeza de que, com Deus, o caminho será leve, mesmo em meio aos desafios.
Se você está sentindo que o fardo é pesado, reavalie o que ainda não entregou e permita que Deus o leve. Confie, descanse, e deixe Deus cuidar do impossível.
TEXTO BASEADO NO LIVRO “PRIMEIRO O ESCUDO, DEPOIS O BUQUÊ” DE LENARA PADILHA. ADQUIRA JÁ EM LOJA.ORVALHO.COM