Deus é todo-poderoso ou, para usar uma palavra difícil, onipotente. Esta palavra vem do latim e significa todo-poderoso (omni = tudo; potens = poderoso) ou todo-poderoso. Mas o que significa quando dizemos que Deus é todo-poderoso ou onipotente?
O que a Bíblia diz sobre onipotência?
A Bíblia fala frequentemente sobre o poder de Deus. Por exemplo:
- Êxodo 15:6: “A tua destra, ó Senhor, se tem glorificado em potência; a tua destra, ó Senhor, tem despedaçado o inimigo;.”
- 1 Crônicas 29:11: “Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste sobre todos como chefe.”
- Salmo 29:4: “A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade.”
- Isaías 40:26: “Levantai ao alto os olhos e vede quem criou estas coisas, quem produz por conta o seu exército, quem a todas chama pelo seu nome; por causa da grandeza das suas forças e pela fortaleza do seu poder, nenhuma faltará.”
Poder em salvar do Egito
Aqui vemos que o próprio Deus é poderoso (1 Crônicas 29:11), que sua voz é poderosa (Salmo 29:4), e que Ele age poderosamente – tanto na criação (Isaías 40:26), quanto na salvação (Êxodo 15:6). De fato, muitas das referências ao poder de Deus na Bíblia estão ligadas ao seu poder em salvar Israel do Egito:
- Êxodo 9:16: “mas deveras para isto te mantive, para mostrar o meu poder em ti e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.”
- Êxodo 14:31: “ E viu Israel a grande mão que o Senhor mostrara aos egípcios; e temeu o povo ao Senhor e creu no Senhor e em Moisés, seu servo.”
- Salmo 67:2: “…Para que se conheça na terra o teu caminho, e em todas as nações a tua salvação.”
Portanto, enquanto vemos que Deus é completamente poderoso (veja também Salmo 115:3), o poder de Deus é frequentemente expresso em relação à salvação; primeiramente no êxodo (como visto nos versículos do Êxodo acima), mas também na cruz:
- 1 Coríntios 1:23: “Mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios; mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.”
- 1 Coríntios 1:18: “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós, que somos salvos, é poder de Deus.”
Poder na cruz
Ironicamente, o poder de Deus é visto mais claramente na cruz de Cristo — a mesma coisa que parece mais fraca e loucura para nós! Mas isso deve dar aos cristãos grande confiança: Deus em Seu grande poder nos salvou, e em Seu poder nos manterá e nos levará à nossa herança eterna:
“ Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós que, mediante a fé, estais guardados na virtude de Deus, para a salvação já prestes para se revelar no último tempo” (1 Pedro 1:3-5).
Portanto, devemos entender a onipotência de Deus como significando que Deus é poderoso para fazer o que Ele quer, e um foco particular desse poder é fornecer salvação.
Antes de terminar, vale a pena dizer que, embora Deus seja todo-poderoso, há algumas coisas que Ele não pode fazer! Por exemplo, Deus não pode fazer nada que seja contra Seu próprio caráter; portanto, Deus não pode mentir, ou pecar. Portanto, devemos entender a onipotência de Deus como significando que Deus pode fazer qualquer coisa que seja consistente com Seu caráter e com Sua santa vontade.