Pular para o conteúdo

A Obra Misteriosa – Pregação Cristã

  • por


Há muito tempo, Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.

O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas, tornando-se tão superior aos anjos quanto o nome que herdou é superior ao deles.

 — Hebreus 1:1-3

O livro de Hebreus é uma obra prima de origem misteriosa. Aqueles que estudam a bíblia não conseguem afirmar até hoje quem o escreveu e para quem especificamente ele foi escrito. Sabe-se que ele foi mandado para cristãos judeus que sofriam com a perseguição, o autor de Hebreus oferece a eles a tão necessária certeza da salvação, encorajamento e exortação à fé.  

Existem alguns teólogos que afirmam ser Paulo o autor, mas outros discordam. As cartas de Paulo sempre possuíam seu nome na introdução, mas Hebreus não tem. Paulo sempre citava o Antigo Testamento em hebraico, mas o autor de Hebreus o cita na tradução grega. Além disso, o autor de Hebreus não se concentrou no assunto da justificação pela fé, sempre enfatizada por Paulo. Ao contrário de Paulo, esse autor também não alega ter visto Jesus Cristo pessoalmente. 

Saber a identidade dos escritores dos livros da Bíblia não é tão importante, porque no fim Deus é o autor de todos eles. Entretanto, o que é importante se perguntar sobre qualquer livro da Bíblia é:  

  • – O que esse livro diz? 
  • – O que ele significa? 
  • – E o que significa para mim?

O conteúdo do livro de Hebreus o torna uma obra prima. Mais do que qualquer outro livro ele liga o Antigo Testamento ao Novo. Sua argumentação do começo ao fim mostra que Jesus é o Messias profetizado no Antigo Testamento, o senhor revelado no Novo Testamento e o Rei dos Reis.

Três palavras chaves nos ajudam a entender a argumentação de Hebreus: melhor, crer e cuidado. Porque Jesus Cristo é o Filho de Deus, Ele é melhor do que os profetas, os anjos, os sacerdotes, as alianças, o tabernáculo, tudo. Não é mais preciso fazer sacrifício, porque a morte de Jesus valeu por tudo isso. Crendo na obra consumada de Cristo na cruz temos a salvação.

Assista ao vídeo desta lição abaixo:

Ouça o áudio desta lição no link abaixo:

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Baixe o Material de Apoio Utilizando os Links Abaixo

Guia do Professor

Caderno de Exercícios

INSCREVA-SE NO ECAP

Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net

Estudos do ECAP – Encontro com a palavra



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *