Pular para o conteúdo

Devo me tornar cristão mesmo que isso signifique sofrer perseguição?

  • por

Esta é uma pergunta muito útil que realmente nos leva direto ao cerne de como é a vida cristã nesta era atual. Paulo diz em 2 Timóteo 3:12: “… todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” Portanto, todo o cristão será perseguido. Você não pode escapar disso! Então sim, você deve se tornar um cristão se for perseguido. Porque é inevitável para todo o cristão!

Siga Jesus

Isso é o que Jesus ensinou também. Em Mateus 10:34-36, Jesus disse: “Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra. E, assim, os inimigos do homem serão os seus familiares.”

Este é o ensinamento de Jesus sobre como será a vida para aqueles que O seguem. Mesmo na própria família dessa pessoa haverá problemas e perseguição. Pais e filhos uns contra os outros.

A escala da perseguição dentro da família (e fora dela) pode variar enormemente. De aborrecimento e frustração, até pais realmente querendo matar seu filho que agora se tornou um cristão. Obviamente, também, quanto maior a perseguição provavelmente será, mais certa essa pessoa desejará ter de que o cristianismo é verdadeiro. E que seguir Jesus vale a pena.

Conte o custo

Jesus aborda essa questão em Lucas 14:25-33:

“Ora, ia com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe: Se alguém vier a mim e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz e não vier após mim não pode ser meu discípulo. Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar. Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores e pede condições de paz. Assim, pois, qualquer de vós que não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.”

Jesus nos encoraja a ‘calcular o custo’. Seguir Jesus vale a pena ou não? Esse é o ponto da história da pessoa que constrói uma torre. Você está disposto a assumir o compromisso de seguir Jesus?

Vale a pena

Como já foi dito, esse compromisso com Jesus pode ser muito custoso. Pode envolver ter que deixar sua família porque eles querem matá-lo por seguir a Cristo. No entanto, no final das contas, vale a pena.

“Todo aquele que me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas todo aquele que me negar diante dos homens, eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.” (Mateus 10:32-33)

Se você se tornar um cristão, você será perseguido. Mas tenha certeza de que, assim como você testifica e reconhece Jesus Cristo, Ele também o reconhecerá no futuro dia do julgamento. Você receberá uma herança maravilhosa. Mas se você abandonar ou negar a Cristo, Ele o negará, e o tormento do inferno será pior do que qualquer perseguição que você receberá nesta vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *