Pular para o conteúdo

Temos livre arbítrio? – PalavraBíblica.net

  • por

Deus criou o homem e a mulher em Gênesis 1, e deu a eles uma ordem para obedecer (Gênesis 2:17). No entanto, vemos que Adão e Eva desobedeceram a Deus (Gênesis 3:6). Até esse ponto, Adão e Eva certamente foram capazes de fazer uma escolha. Quando Adão e Eva escolheram comer o fruto daquela árvore, eles experimentaram as consequências de suas ações, assumindo justamente a responsabilidade pessoal. Mas isso também pressupõe livre-arbítrio?

Toda a humanidade foi corrompida

Após o pecado de Adão e Eva, toda a humanidade foi corrompida (Salmo 51:5; Romanos 5:19), ou seja, temos o que a Bíblia chama de natureza pecaminosa (veja, por exemplo, Romanos 7:18 NVI). Isso significa que o desejo de nossos corações é naturalmente contra Deus e Seus caminhos. Como Gênesis 6:5 diz: “O SENHOR viu quão grande se tornara a maldade do homem na terra, e que toda a inclinação dos pensamentos de seu coração era somente má todo o tempo.”

Estamos agora em uma posição em que podemos considerar se a humanidade agora tem “livre-arbítrio” ou não, e se tivermos, como esse “livre-arbítrio” pode ser.

Nenhum livre-arbítrio absoluto

Dado Gênesis 6:5, a humanidade claramente não tem livre-arbítrio absoluto – já que os desejos de nossos corações são para o mal. Isso significa que não posso escolher por mim mesmo fazer o que é agradável a Deus. Isso significa, em última análise, que não posso “escolher” me tornar um cristão (é por isso que a Bíblia descreve os não-cristãos como escravos (João 8:34) e como mortos (Efésios 2:1-3) – por causa de nós mesmos, somos todos desesperados e desamparados).

Isso nos leva ao coração do evangelho, onde Deus nos dá um novo nascimento como um presente gratuito (veja, por exemplo, João 3:3-8; Efésios 2:5, 7-10; Colossenses 2:13-14). A salvação tem que ser um presente para nós, porque somos todos naturalmente escravizados e mortos (e escravos não podem se libertar; e pessoas mortas não podem se fazer viver). Então, nesse sentido, não, não temos livre-arbítrio: andamos nas trevas, porque nossas ações são más (João 3:19). Não podemos escolher agradar a Deus ou segui-Lo – não somos “livres”.

Temos liberdade para agir de acordo com nossa natureza

No entanto, temos liberdade para agir de acordo com nossa natureza. Como já foi dito, para os não cristãos, sua natureza é pecaminosa.

Isso significa que os não cristãos agem de acordo com essa natureza. Tudo o que eles fazem não pode agradar a Deus: Mesmo a pessoa mais gentil e amorosa é um pecador na perspectiva de Deus por causa do coração maligno e da natureza pecaminosa nela (Gênesis 6:5; Jeremias 17:9). No entanto, os não cristãos podem agir “livremente” de acordo com essa natureza.

Da mesma forma, com os cristãos – nós também agimos de acordo com nossa natureza. Sim, Deus nos deu uma nova natureza em Cristo (2 Coríntios 5:17), mas a velha natureza pecaminosa ainda habita em nós. Portanto, nossas ações agora tendem a ser misturadas; às vezes agimos de acordo com nossa nova natureza e fazemos o que é bom e agradável a Deus, mas em outras vezes ainda pecamos. Esta é a tensão de Paulo em Romanos 7:13-25.

Responsabilidade e liberdade do homem

A Escritura testifica a responsabilidade e liberdade do homem e, ainda assim, também testifica que Deus opera todas as coisas juntas, mantém todas as coisas juntas, permitindo e assegurando que todas as coisas aconteçam ou não (veja Gênesis 50:20; as várias profecias no Antigo Testamento; Romanos 8:28-29; Romanos 11:36; Colossenses 1:16-17). Nossa liberdade de agir está dentro do sistema cósmico que Deus superintende: nós experimentamos a liberdade de tomar decisões e executar ações, e ainda assim Deus sabia sobre nossas decisões antes do começo dos tempos, e nos permitiu tomar nossas decisões – sejam elas para o bem ou para o mal (Provérbios 16:4). Nossa liberdade de agir de acordo com nossa natureza não viola os decretos soberanos de Deus e os decretos de Deus não violam a nossa liberdade de vontade. Deus é Deus e devemos confiar que Ele tem a habilidade absoluta e incompreensível de criar um mundo no qual tudo é pré-ordenado, enquanto ainda dá responsabilidade à humanidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *