Os cristãos são conhecidos pelos seus esforços para evangelizar, isto é, para contar aos outros sobre as suas crenças na esperança de que essas pessoas também se tornem cristãs. Na verdade, foi isso que Jesus Cristo disse aos Seus seguidores para fazerem: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19-20). Em Atos 1:8 lemos uma ordem semelhante: “ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra”.
Mas por que isso é tão importante? Por que os cristãos não podem simplesmente guardar a sua fé para si mesmos e deixar que os outros decidam por si mesmos o que querem ou não querem acreditar? Sendo eu mesmo cristão, deixe-me listar algumas razões pelas quais quero que outros acreditem em Deus assim como eu.
Eu amo Deus
Amo o Senhor Deus porque Ele me enche com Seu amor (ver 1 João 4:19). Ele enviou Seu Filho, o Senhor Jesus, à Terra e O fez sofrer e morrer por amor a nós (ver João 3:16). Ele fez tudo por mim. Portanto, quero que Ele receba a honra que merece. Fico triste quando as pessoas negam a existência de Deus ou servem outros deuses. Fico triste quando as pessoas são enganadas e não acreditam em Deus. Quando Ele é ridicularizado, isso me machuca. Anseio pelo tempo em que “ao nome de Jesus se dobrará todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai” (Filipenses 2:10). -11). Um dia isso acontecerá, quando esta terra acabar e uma nova terra chegar. Mas quão maravilhoso é quando as pessoas já reconhecem Jesus como seu Senhor aqui e agora!
Não creio que a verdade religiosa seja apenas uma questão de opinião
Muitas pessoas consideram o evangelismo (compartilhar sua fé) intrusivo e inapropriado. Eles ressentem-se quando as pessoas partilham as suas opiniões pessoais sobre religião, especialmente se isso for acompanhado de um apelo à adopção dessas opiniões. Isso é compreensível se você vê a religião apenas como uma opinião ou crença pessoal. Nesta visão, é bom que as pessoas acreditem em Deus se isso as faz felizes, mas não devem incomodar os outros com as suas opiniões religiosas.
Mas a fé não é uma opinião pessoal que você possa preencher de acordo com seu gosto. Como cristão, acredito que existe apenas uma verdade, e é crucial conhecer essa verdade. O Senhor Jesus diz: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). Se existe apenas uma verdade, então de repente torna-se muito mais lógico que os crentes queiram partilhar essa verdade com outros. Porque então a fé cristã não é uma opção entre muitas outras, mas a única verdade entre todos os tipos de mentiras e desinformação.
Não é opcional acreditar ou não acreditar em Deus
Ouço muitas vezes pessoas dizerem: “Se alguém fica feliz em acreditar em Deus, deve seguir isso! Mas religião não é para mim”. Esta visão pressupõe que a religião é opcional. Se isso te deixa feliz, então você acredita e segue as regras religiosas. Se a religião não lhe agrada, então você busca significado e alegria em outra coisa.
Mas a fé no Senhor Deus não é um hobby para entusiastas. Pelo contrário. É de vital importância acreditar Nele e dar-Lhe a honra que Ele merece. Ele é o Criador de todo o ser humano e, por isso, merece nossa devoção e adoração. Portanto, se não O reconhecermos como nosso Senhor, estaremos cometendo um pecado. E será punido. A Bíblia fala disso em termos horríveis. “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”, diz Hebreus 10:30-31. Não desejo isso para ninguém! Portanto, espero que o maior número possível de pessoas chegue ao arrependimento e comece a reconhecer Deus como seu Salvador e Rei. O apóstolo Paulo expressou isso da seguinte maneira: “ somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus” (2 Coríntios 5:20).
Um cristão que testemunha tem em mente os seus melhores interesses
Estas são três razões pelas quais, como cristão, gostaria que outros também adotassem a fé. Sem dúvida, mais razões poderiam ser apresentadas. Portanto, se alguém quiser compartilhar sua fé com você, não é para impor uma opinião pessoal. Essa pessoa está convencida de que você só encontrará felicidade duradoura se conhecer pessoalmente o Senhor Deus. Os crentes encontram profunda alegria em suas vidas com Deus e querem que você também a encontre!
Ao mesmo tempo, não podemos forçar ninguém a se tornar cristão. Não está certo, e nem faz sentido, forçar a nossa fé a outros. A fé no Senhor Deus é uma convicção do coração e, no final, Deus deixa a cada ser humano a escolha de aceitar ou rejeitar Sua oferta de perdão e salvação.
Como você se sente quando alguém inicia uma conversa sobre a fé cristã? Você está aberto para isso?