Pular para o conteúdo

Porque Deus não destrói Satanás?

  • por

A Bíblia nos ensina claramente que Deus destruirá Satanás. Numa visão do fim deste mundo, João vê que “o diabo… foi lançado no lago de fogo e enxofre onde estavam a besta e o falso profeta, e serão atormentados dia e noite para todo o sempre” (Apocalipse 20: 10).

Portanto, está claro que Deus tem o poder de destruir Satanás; Ele tem o plano de destruir Satanás; e Ele nos garante que no fim do mundo Satanás será destruído e será punido por toda a eternidade no inferno.

Por que Deus não destrói Satanás agora mesmo?

Isto levanta a questão de por que Deus não destrói Satanás agora mesmo. Antes de responder, é importante enfatizar que, embora Deus ainda não tenha destruído Satanás, Ele já o derrotou. Colossenses 2:15 diz: “ E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.” Este versículo é sobre o que Jesus realizou na cruz. Os ‘governantes e autoridades’ mencionados aqui são poderes espirituais do reino demoníaco. Encontramos aqui uma verdade que nunca devemos esquecer sobre Satanás e os seus demónios: eles estão desarmados, estão envergonhados e Jesus triunfou sobre eles.

Mas, ao mesmo tempo, é verdade que Satanás ainda está muito activo neste mundo. Pedro diz que Satanás encheu o coração de Ananias (Atos 5:3). Diz-se que as pessoas estão sob o poder de Satanás (Atos 26:18). Satanás atrapalha os planos de Paulo (1 Tessalonicenses 2:18). Portanto, a questão permanece: por que Deus permitiria tanta margem de manobra a um inimigo que Ele já derrotou?

O plano de Deus para este mundo

A Bíblia nos revela o plano de Deus para este mundo e para a Sua igreja. Vemos que Satanás tem um papel a desempenhar nisso. Satanás é apenas um peão no grande plano de Deus! Este é o papel que Deus quer dar a Satanás:

  • É permitido a Satanás alguma liberdade para que o poder do Evangelho se torne ainda mais glorioso na vitória sobre Satanás. Paulo diz que o Senhor o chamou para pregar o Evangelho às pessoas “para que se convertam das trevas para a luz e do poder de Satanás para Deus” (Atos 26:18).
  • É permitido a Satanás alguma liberdade para que os crentes aprendam a exercer a sua autoridade sobre Satanás. Quando Jesus enviou os apóstolos, os demônios estavam sujeitos a eles. Jesus disse: “Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum. ” (Lucas 10:18-19).
  • Satanás tem alguma liberdade para que Deus julgue as pessoas, entregando-as nas mãos de Satanás, o que pode levar ao arrependimento e ao retorno a Ele. Paulo escreveu de um homem: “ seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus. ” (1 Coríntios 5:5).
  • É permitido a Satanás alguma liberdade para que, ao permanecer firme contra as suas tentações, fique claro quem são os verdadeiros crentes: “… instruindo com mansidão os que resistem, a ver se, porventura, Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em cuja vontade estão presos.” (2 Timóteo 2:25-26).
  • É permitido a Satanás alguma liberdade para que os crentes cresçam na sua fé, resistindo a Satanás. “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; ” (Efésios 6:11).
  • É permitido a Satanás alguma liberdade para que Deus Se torne ainda mais glorioso no dia do julgamento, quando Satanás for destruído (ver Apocalipse 20).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *