Não é a vontade de Deus que as pessoas amem as trevas, mas que vejam a luz. Mas as pessoas são más e é por isso que amam as trevas. A Bíblia diz: “a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas. ” (João 3:19-20).
Vivendo na escuridão
Desde que Adão e Eva pecaram, o homem tem vivido nas trevas sob o poder do príncipe das trevas, Satanás. O mundo é chamado “estas trevas presentes” que tem “poderes cósmicos” sobre ele, isto é, Satanás e seus demônios. Isto está em total oposição a Deus, pois “Deus é luz, e nele não há treva alguma” (1 João 1: 5).
Jesus veio ao mundo como luz
No entanto, Deus não deixou este mundo nas trevas. Ele enviou Seu Filho Jesus, que disse: “Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas” (João 12:46). Essa é a única esperança para o mundo. Essa é a única esperança de que as pessoas passem das trevas para a luz. Deus é a única fonte de luz e somente Ele pode nos dar luz. Se crermos, Ele “… é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo” (2 Coríntios 4:6).
Libertado do domínio das trevas
Quando recebemos essa luz de Deus, fomos libertos do domínio das trevas e transferidos para o reino de Seu Filho amado (Colossenses 1:13). …“quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8:12).
A escuridão apela ao homem natural
A escuridão atrai o homem natural. Visto que os crentes ainda têm que lutar contra o velho homem, é necessário avisá-los que “ não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas” (Efésios 5:11) e que “ Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz” (Romanos 13:12). Fazemo-lo com entusiasmo, especialmente porque sabemos que “estas trevas atuais” não durarão muito mais tempo. Jesus está voltando! “A noite já passou, o dia está próximo” (Romanos 13:12). Sabendo disso, o Senhor nos envia ao mundo, como enviou Paulo, a todas as pessoas “para lhes abrires os olhos e das trevas os converteres à luz e do poder de Satanás a Deus, a fim de que recebam a remissão dos pecados e sorte entre os santificados pela fé em mim.” (Atos 26:18).
Pois não é plano de Deus que as pessoas amem as trevas, mas que recebam a sua luz!