Pular para o conteúdo

Deus ouve as orações dos pecadores e de incrédulos?

  • por

Existem alguns casos na Bíblia onde Deus ouve e responde às orações dos incrédulos, mas em nenhum lugar das Escrituras há um versículo que diga que Ele sempre faz isso.

Jesus ouviu e respondeu aos pedidos dos incrédulos?

Em Marcos 7:24-30 lemos sobre uma mulher gentia da região de Tiro e Sidom que orou para que Jesus libertasse sua filha de um demônio. Embora só mais tarde o Evangelho fosse estendido aos gentios, Jesus respondeu à sua oração e expulsou o demônio da filha. A missão de Jesus era pregar as boas novas ao povo de Israel. Ele manteve a companhia de “cobradores de impostos e pecadores” (Lucas 5:30) porque os amava e queria que fossem salvos. (Jesus também queria que os fariseus fossem salvos, mas eles eram hipócritas e não achavam que precisavam de salvação). Isso significa que a única oração que Deus ouve de um pecador é a oração que leva à sua salvação?

Alguns exemplos

Vejamos alguns casos em que Deus respondeu às orações dos incrédulos e o que aconteceu com eles como resultado.

Cornélio (Atos 10:30-48)

Cornélio era um centurião romano. Ele e sua família eram “devotos e tementes a Deus”. Apesar disso, eles não conheciam o caminho da salvação e não tinham o Espírito Santo. Somos informados de que Cornélio “orava regularmente a Deus” (Atos 10:2). Deus enviou um anjo a Cornélio e disse-lhe: “…a tua oração foi ouvida e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus” (10:31). Cornélio foi então instruído a mandar chamar Pedro, que compartilhou o Evangelho com ele. Como resultado, ele, sua família, parentes e amigos próximos foram salvos (10:24, 44-46).

Naamã (2 Reis 5)

Naamã era comandante do exército do rei da Síria. Ele era um “soldado valente, mas tinha lepra” (5:1). Naamã não orou ao Deus de Israel para curá-lo, mas esperava que Ele fosse capaz de fazer isso e foi até ao profeta Eliseu para curá-lo. Quando Naamã finalmente obedeceu às instruções do profeta, ele foi curado e declarou: “Eis que tenho conhecido que em toda a terra não há Deus senão em Israel”. (2 Reis 5:15)

Rei Nabucodonosor (Daniel 4:28-37)

Deus o derrubou quando ele glorificou a si mesmo. Tudo foi tirado dele e ele ficou louco. Finalmente ele disse: “Eu, Nabucodonosor, levantei meus olhos ao céu e tornou-me a vir o meu entendimento e eu bendisse o Altíssimo e louvei e glorifiquei Ao que vive para sempre”. O rei Nabucodonosor tornou-se são e saudável novamente e foi restaurado em sua posição como rei.

Deus é soberano e não há limite para seu poder e habilidade. Não podemos colocá-Lo em uma caixa e dizer que Ele fará ou não isto ou aquilo. Ele sabe o que está no coração de cada homem, mulher e criança. Ele ouve o clamor de seus corações e pode escolher responder a qualquer oração que achar adequada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *