Pular para o conteúdo

Palavra de Deus do dia “O Próprio Deus, o Único II”

  • por

Gênesis 19:1-11 À tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. Ló estava sentado à porta de Sodoma e, vendo-os, levantou-se para os receber; prostrou-se com o rosto em terra, e disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os pés; de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. Responderam eles: Não; antes na praça passaremos a noite. Entretanto, Ló insistiu muito com eles, pelo que foram com ele e entraram em sua casa; e ele lhes deu um banquete, assando-lhes pães ázimos, e eles comeram. Mas antes que se deitassem, cercaram a casa os homens da cidade, isto é, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, sim, todo o povo de todos os lados; e, chamando a Ló, perguntaram-lhe: Onde estão os homens que entraram esta noite em tua casa? Traze-os cá fora a nós, para que os conheçamos. Então Ló saiu-lhes à porta, fechando-a atrás de si, e disse: Meus irmãos, rogo-vos que não procedais tão perversamente; eis aqui, tenho duas filhas que ainda não conheceram varão; eu vo-las trarei para fora, e lhes fareis como bem vos parecer: somente nada façais a estes homens, porquanto entraram debaixo da sombra do meu telhado. Eles, porém, disseram: Sai daí. Disseram mais: Esse indivíduo, como estrangeiro veio aqui habitar, e quer se arvorar em juiz! Agora te faremos mais mal a ti do que a eles. E arremessaram-se sobre o homem, isto é, sobre Ló, e aproximavam-se para arrombar a porta. Aqueles homens, porém, estendendo as mãos, fizeram Ló entrar para dentro da casa, e fecharam a porta; e feriram de cegueira os que estavam do lado de fora, tanto pequenos como grandes, de maneira que cansaram de procurar a porta.
Gênesis 19:24-25 Então Jeová, da Sua parte, fez chover do céu enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra. E subverteu aquelas cidades e toda a planície, e todos os moradores das cidades, e o que nascia da terra.

Sodoma é devastada por ofender a ira de Deus

Quando as pessoas de Sodoma viram aqueles dois servos, elas não perguntaram a razão da vinda deles e ninguém perguntou se eles haviam vindo para propagar a vontade de Deus. Ao contrário, elas formaram uma multidão e, sem esperar por uma explicação, foram capturar os dois servos como cães selvagens ou lobos ferozes. Deus viu essas coisas acontecerem? O que Deus estava pensando em Seu coração quanto a esse tipo de comportamento humano, esse tipo de coisa? Deus decidiu destruir a cidade; Ele não hesitaria nem esperaria, tampouco continuaria a mostrar paciência. Seu dia havia chegado, então Ele iniciou a obra que Ele desejava fazer. Assim, Gênesis 19:24-25 diz: “Então Jeová, da Sua parte, fez chover do céu enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra. E subverteu aquelas cidades e toda a planície, e todos os moradores das cidades, e o que nascia da terra”. Esses dois versículos contam às pessoas o método pelo qual Deus destruiu a cidade e também contam às pessoas o que Deus destruiu. Primeiro, a Bíblia relata que Deus queimou a cidade com fogo e que a extensão do fogo foi suficiente para destruir todas as pessoas e aquilo que crescia no solo. Ou seja, o fogo que caiu do céu não só destruiu a cidade, como também destruiu todas as pessoas e seres viventes dentro dela, tudo sem deixar um único traço para trás. Depois que a cidade foi destruída, a terra ficou vazia de seres vivos. Não havia mais vida, nem sinais de vida. A cidade havia se tornado um descampado, um lugar vazio preenchido de silêncio mortal. Não mais haveria obras más contra Deus naquele lugar; não mais haveria matança nem sangue derramado.
Por que Deus quis queimar a cidade tão completamente? O que vocês podem ver aqui? Deus suportaria assistir à humanidade e à natureza, Suas próprias criações, serem destruídas daquela forma? Se você pode discernir a ira de Deus Jeová a partir do fogo que foi lançado do céu, então não é difícil ver o nível de Sua raiva a partir do alvo de Sua destruição, bem como a partir do grau a que a cidade foi destruída. Quando Deus desprezar uma cidade, Ele trará a Sua punição sobre ela. Quando Deus estiver desgostoso com uma cidade, Ele emitirá repetidos avisos informando as pessoas sobre Sua ira. Porém, quando Deus decidir destruir, pôr fim a uma cidade — isto é, quando Sua ira e majestade forem ofendidas — Ele não mais expedirá punições ou avisos. Em vez disso, Ele a destruirá diretamente. Ele a fará desaparecer completamente. Esse é o caráter justo de Deus.

A Palavra, vol. 2: Sobre conhecer a Deus, “O Próprio Deus, o Único II”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *