Como posso me tornar um cristão? Na Bíblia encontramos a mesma pergunta com palavras diferentes. Em Atos 16:30-31, um carcereiro fez a pergunta a Paulo e Silas: “Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar ?” Eles responderam: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo”. Portanto, uma resposta muito curta é: para se tornar cristão, você deve crer no Senhor Jesus. Vamos desdobrar isso um pouco.
1. Quem é o Senhor Jesus?
Jesus Cristo é o Filho de Deus. Ele foi enviado por Deus Pai para Se tornar um de nós, um ser humano (embora ao mesmo tempo ainda seja o Filho de Deus). Sua missão era criar um caminho para que nós, humanos, nos acertássemos com Deus novamente. Para esse propósito, Ele morreu na cruz pelos nossos pecados, mas ressuscitou no terceiro dia e agora está em uma posição de glória à direita de Deus Pai no céu. No final dos tempos, Jesus retornará à terra para julgar a humanidade e criar uma nova terra onde Ele habitará para sempre com todos os que acreditaram Nele. Ele é o Rei do Universo, por isso os cristãos O chamam de “Senhor”. Para informações mais detalhadas sobre Jesus, consulte este artigo.
2. O que significa acreditar em Jesus?
A fé em Jesus Cristo é a única coisa necessária para ser salvo. Acreditar em Jesus significa aceitar as verdades básicas que a Bíblia nos conta sobre Ele e Sua missão, conforme resumido acima. Jesus não é apenas um professor sábio ou um exemplo de vida correta. Ele é o Filho de Deus que Se tornou humano, morreu na cruz e ressuscitou para viver para sempre (ver, por exemplo, Apocalipse 1:17-18). Além de aceitar essas verdades, fé significa confiar no Senhor Jesus e nos entregar a Ele. Essa confiança requer um relacionamento pessoal.
3. O que significa ser salvo?
Em João 3:16, Jesus explica: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Tanta coisa está em jogo! Ser salvo significa receber a vida eterna como um dom gratuito, ao passo que naturalmente “pereceremos” porque vivemos em rebelião com Deus. Além de serem salvos do castigo eterno, os crentes também são libertos do poder do pecado e do mal em suas vidas. Este é um processo que dura a vida toda chamado “santificação”. E finalmente, quando suas vidas terrenas terminam, eles também são libertados do quebrantamento causado pelo pecado, como doenças e morte física.
Como podemos obter essa fé?
Na verdade, é um dom do Espírito Santo, que Ele deseja dar a cada ser humano. Quando começamos a confiar no Senhor Jesus, é porque o Espírito Santo nos recriou (mesmo que ainda não entendamos completamente o que isso significa). Tornamo-nos uma nova criação (2 Coríntios 5:17). Esta fé, que o Espírito Santo nos dá, faz-nos querer viver uma vida santa. Mas ainda existe o nosso velho eu, que pode extinguir o Espírito. É por isso que os cristãos ainda são capazes de pecar e pecarão muitas vezes. No entanto, porque temos Cristo como nosso novo Rei, somos chamados a amá-Lo e obedecê-Lo. A verdadeira fé sempre desejará retornar a Cristo.
Esta é uma mensagem libertadora! Não precisamos nos purificar a nós mesmos dos pecados (não podemos). E embora sejamos chamados a ser santos e sem pecado depois de crermos, não precisamos nos desesperar quando caímos em pecado. A verdade é que ainda pecamos como cristãos (embora isso nos deixe tristes!), mas somos salvos e permanecemos salvos através da nossa fé em Jesus Cristo!
Creia no Senhor Jesus!
É a graça de Deus Pai, que enviou Seu Filho, de Deus Filho que morreu por nós, e de Deus Espírito Santo que habita em nós e nos puxa de volta a Cristo repetidas vezes para que possamos ser salvos pela fé.
Como posso me tornar um cristão? ‘Crê no Senhor Jesus’.