“Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem.” Jó 42.5
No dia 23 de agosto de 1993, o até então pastor itinerante, Luciano Subirá, não imaginava que sua vida mudaria completamente. Ao fazer um trajeto conhecido, sofreu um acidente que poderia tê-lo tirado a vida, “mas o nosso Deus transformou a maldição em bênção” (Neemias 13.2).
Após o grave acidente, Luciano Subirá relata em seu livro “O AGIR INVISÍVEL DE DEUS” como um misto de sentimentos invadiu seu coração: abandono e rejeição. Humanamente, não existia explicação para o que lhe acontecera; dúvidas vinham como flechas para desanimar o seu coração. No entanto, o Senhor usou esse acidente para derrubar os castelos espirituais que Subirá havia construído.
A agenda que antes estava cheia teve que ser cancelada. E com o direcionamento de Deus, ele se tornou pastor local da Comunidade Cristã de Guarapuava, hoje chamada Comunidade Vida. Foi lá que ele decidiu parar de “lutar” com Deus e engolir suas interrogações até onde aguentasse.
Certo dia, Francisco Gonçalves, amigo de Luciano Subirá, teve uma revelação da parte do Senhor e entregou uma palavra que dizia: “Foi necessário quebrar algumas pontes, mas ele é rebelde e não aceita o tratamento de Deus. Quanto ao acidente do ano passado, diga-lhe que Satanás tentou tirar-lhe a vida, mas diga por que Deus o permitiu, embora sem deixar que a sua vida fosse tocada. Seu ministério estava crescendo rapidamente, sem que ele fosse trabalhado no íntimo, e nesse ritmo, ele sucumbiria debaixo do peso do seu próprio ministério. Era apenas questão de tempo. Por isso Deus o deteve, também para trazê-lo a esta cidade e submetê-lo a tratamento. E quando ele estiver pronto, o Senhor o liberará para abençoar esta nação e lhe dará um ministério de proporções ainda maiores.”
O Senhor usou esse acidente não apenas para livrar Luciano Subirá de um ritmo perigoso, mas também para redirecionar seu ministério e tratar de seu caráter e alma de forma mais profunda.
“Mas o nosso Deus transformou a maldição em bênção” (Neemias 13.2).
O DIABO NÃO ENTENDE O AGIR DE DEUS
Assim como muitas vezes a forma como Deus age não é clara aos olhos humanos, o diabo também não compreende.
O Senhor age de forma imprevisível e invisível para confundir propositadamente Satanás e seu exército.
“O Senhor faz questão de que assim seja, pois, em sua maneira de agir, não apenas nós, os homens, ficamos sem entender o que está acontecendo, mas também o próprio Diabo fica sem entender absolutamente nada! E, na verdade, essa é uma das razões de Deus agir assim: levar o próprio diabo a trabalhar para Ele, muitas vezes, como servo compulsório.” (SUBIRÁ, 2019, p. 55)
O Senhor prepara armadilhas para Satanás, que é como um cão preso. Ele vai até onde o comprimento da corrente permite. Em Apocalipse 20, encontramos um texto que mostra claramente o diabo sob controle divino:
“Então, vi descer do céu um anjo; ele tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não enganasse mais as nações até se completarem os mil anos.
Depois disso, é necessário que ele seja solto por um curto período de tempo. […]
Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto de sua prisão e sairá para seduzir as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a batalha. O número delas é como a areia do mar. Então marcharam pela superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos e a cidade amada. Porém, desceu fogo do céu e os consumiu. O diabo, o sedutor deles, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não apenas a besta, mas também o falso profeta; e eles serão atormentados dia e noite, pelos séculos dos séculos.”
Apocalipse 20.1-3,7-10.
Essa passagem mostra que depois de mil anos sem engano proveniente do inferno, o diabo precisa ser solto, mas por quê?
Após todo esse tempo, durante o qual Jesus reinará na terra, haverá pessoas que se rebelarão contra o Senhor, pessoas que aparentemente se renderam ao senhorio de Cristo, porém não interiormente. Satanás será solto com um propósito: ele e aqueles que se rebelarem serão julgados e lançados no lago de fogo!
A questão tratada é que o Senhor nunca perde e nunca perderá o controle das coisas, mesmo que a limitada mente humana não possa compreender seus propósitos. Deus tem o poder de transformar circunstâncias negativas, que não eram de Sua vontade, em bênçãos que podem resultar do ocorrido. Deus é presciente; Ele sabe todas as coisas mesmo antes que aconteçam. Ele sabe onde o diabo atacará e os efeitos que surgirão, mas só Ele é capaz de transformar situações difíceis em benefícios.
Que o Senhor encontre em seu coração um lugar para trazer conforto em tempos difíceis, e que sua confiança esteja alicerçada em quem Ele é. Viva tudo aquilo para o qual o Senhor o criou.
Leia o testemunho do Pastor Luciano Subirá na íntegra no livro “O AGIR INVISÍVEL DE DEUS” e seja edificado. Adquira já em nossa loja.orvalho.com.