Pular para o conteúdo

Qual é a mensagem do Evangelho?

  • por

A palavra “evangelho” na verdade significa “boas novas”. Mas antes das boas novas, houve as más notícias de Adão e Eva pecando por desobedecer a Deus (Gênesis 3:1-24). O pecado pode ser definido como qualquer falha em se conformar à lei moral de Deus, seja em atos, atitude ou natureza. Visto que todos os membros da raça humana são representados por Adão e Eva, segue-se que todo ser humano herdou sua natureza pecaminosa. Além disso, como Adão e Eva, nós também pecamos (Romanos 3:23, Efésios 2:1-3).

O pecado tem que ser punido

Deus é santo e justo, então Ele não pode ter nada a ver com o pecado, e porque Ele é justo, o pecado deve ser punido. Assim, por causa do pecado, não apenas estamos eternamente separados de Deus, mas também enfrentamos uma punição eterna de duração infinita no inferno, começando com o aguilhão da morte (Romanos 6:23a).

Os pecadores precisam ser resgatados

Somente alguém que não tem pecado pode resgatar toda a raça humana que está se afogando no mar do pecado. A boa notícia é que existe alguém que pode fazer isso e já fez. Seu nome é Jesus Cristo. A razão pela qual Deus enviou Jesus para nos salvar de nossos pecados é por causa de Seu amor por nós (João 3:16). Porém, visto que Deus é um Deus de justiça, o pecado que nos separa Dele tem que ser tratado para que sejamos perdoados e reconciliados com Ele. Hebreus 9:22 nos diz que sem derramamento de sangue não há remissão de pecados. Jesus, que é Deus (Colossenses 2:9) e homem (João 1:14) e que viveu uma vida sem pecado (1 Pedro 2:22) é o único que poderia morrer em nosso lugar para que nossos pecados fossem perdoados.

Perdão dos pecados e vitória sobre a morte

Enquanto a morte de Jesus na cruz garante o perdão dos pecados, Sua ressurreição de entre os mortos confirma Sua vitória sobre a morte (1 Coríntios 15:54-55) e promete que Seus seguidores também ressuscitarão de entre os mortos e herdarão o reino como filhos de Deus. (João 1:12). Já nesta vida, eles nasceram de novo, limpos e santificados pelo Espírito Santo. Eles agora vivem como filhos de Deus e anseiam pelo dia em que Jesus voltará para julgar a humanidade e criar novos céus e uma nova terra. Então o Reino de Deus será cumprido e os crentes viverão eternamente em um relacionamento amoroso com seu Criador. Em seus ensinamentos e milagres, Jesus nos ofereceu um vislumbre de como será a vida no Reino.

Um presente grátis

Esta salvação que Jesus obteve para nós é oferecida a nós como um dom gratuito (Romanos 5:16, 6:23). Podemos aceitá-lo ou rejeitá-lo. Não podemos trabalhar para isso e só podemos recebê-lo pela fé (Efésios 2:8-9). O apóstolo Paulo nos diz: “Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.” (Romanos 10:9).

Os elementos essenciais do evangelho

Para resumir, os elementos essenciais do evangelho são:

  • Toda a humanidade pecou e merece o castigo de Deus
  • Jesus Cristo morreu na cruz para pagar por esses pecados
  • Jesus Cristo ressuscitou dos mortos para dar vida eterna àqueles que Nele crêem
  • A salvação e a vida eterna são oferecidas gratuitamente a todos

Como responder?

Como devemos responder a esta boa notícia? O Novo Testamento nos chama a “arrepender-se e crer no evangelho” (Marcos 1:15). Isso significa que devemos abandonar nossa rebelião contra Deus e nos submeter a Ele (1 Tessalonicenses 1:9-10) e que também devemos confiar que Cristo providenciou o resgate do pecado de que precisamos.

Se isso for verdade para você, então concordará com a seguinte oração, que é uma maneira maravilhosa de responder às boas novas da mensagem do evangelho:

Senhor Jesus. Eu venho a Ti e confesso que sou um pecador. Por favor me perdoe. Eu confio no que fizeste na cruz. Eu acredito que morreste na cruz, foste sepultado e ressuscitaste dos mortos pelos meus pecados. Por favor, limpa-me do meu pecado e sê o Senhor da minha vida. Obrigado por me receber em Teu reino. Eu oro isto em Teu Nome. Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *