“O que há em um nome?” Você conhece esse ditado? As pessoas usam isso para questionar a importância de um nome. Isso pode ser verdade para muitos nomes, mas não para o nome de Deus. Seu nome é Quem Ele é.
O nome de Deus é Senhor
“Senhor” é o nome de Deus mais comumente usado na Bíblia. Onde quer que você leia “SENHOR” (com letras maiúsculas), a raiz do texto hebraico é “YHWH”. Os tradutores escolheram SENHOR para o nome YHWH porque o significado exato e a pronúncia do nome YHWH não são mais correspondentes. Isso é porque nenhuma vogal foi escrita na Bíblia hebraica. No passado, as pessoas simplesmente sabiam quais vogais pertenciam a cada palavra. Mas os judeus nunca pronunciam este nome em voz alta e assim as vogais associadas foram esquecidas com o tempo. Os judeus usam “Adonai” (= Senhor). O nome “Senhor” refere-se a alguém com grande e única autoridade. Por exemplo, um rei sobre seu povo. No contexto bíblico, é usado para expressar a autoridade única de Deus sobre todas as coisas e pessoas.
O significado de YHWH
Apesar do fato de não sabermos as vogais exatas e o significado de “YHWH”, a história do chamado de Moisés em Êxodo 3 lança mais luz sobre seu significado. Deus revela Seu nome YHWH em Êxodo 3 pela primeira vez. Ele diz a Moisés no mesmo capítulo que Ele é o “EU SOU O QUE SOU” (Êxodo 3:14). Por causa disso, e por uma razão gramatical, os estudiosos pensam que o nome “YHWH” está conectado ao verbo hebraico para “ser” ou “existir”.
O nome “EU SOU O QUE SOU” deixa claro que Deus é o Deus soberano e inescrutável. Também significa que o Senhor é ativo (“EU SOU”!) e não um espectador passivo. O Senhor vê, ouve, conhece e salva Seu povo. Êxodo 3: 7-8 afirma: “Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios”.
Jesus Cristo é o Senhor
A Bíblia diz que Jesus Cristo é o mesmo que YHWH. Em Romanos 10:9, o apóstolo Paulo diz “Jesus é o Senhor”. Ele é “nosso único Senhor, Deus e nosso Senhor Jesus Cristo” (Judas 1:4). Jesus Cristo referiu-Se a Si mesmo como YHWH. Em João 8:58 Ele diz: “Em verdade, em verdade vos digo: antes que Abraão existisse, eu sou.” Com as palavras “EU SOU” Ele Se identifica com o Eterno “EU SOU O QUE SOU”, YHWH. Os líderes espirituais entenderam isso muito bem. Eles queriam apedrejar Jesus Cristo por causa dessa declaração. Mesmo em Sua prisão no jardim do Getsêmani, fica claro que Ele é o grande “EU SOU”. Quando os soldados e servos querem apanhá-Lo ali, com as suas lanternas, tochas e armas, Ele responde-lhes “SOU EU”. Chocados com essas palavras, eles caem no chão diante dEle! (João 18:6)
O Senhor desce do céu
A revelação do nome de Deus a Moisés e Israel para libertá-los da escravidão prenuncia a vinda do Senhor Jesus Cristo ao nosso mundo mais tarde na história. Ele foi enviado por Deus Pai para libertar o mundo da escravidão do pecado. Portanto, Ele desceu do céu e Se humilhou até a morte na cruz. Ele fez isso para nos salvar de nossos pecados e nos levar à obediência fiel a Ele. Por isso, Ele recebeu o “Nome acima de todos os nomes” (Filipenses 2:9).
A Bíblia promete “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. (Atos 2:21). Creia no Senhor Jesus Cristo e você será salvo. Dobre os joelhos e confesse que Ele é o seu Senhor.
“Porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).