Pular para o conteúdo

A chave para o relacionamento

  • por

Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada.

Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou.

“Tudo isso lhes tenho dito enquanto ainda estou com vocês.

Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse. 

João 14:23-26

 

 Observando os discursos e atitudes de Jesus, podemos entender como funcionava o seu sistema de valores. Ele é o modelo que devemos seguir em caráter, relacionamento com Deus e com as pessoas, e em como responder à religiosidade, entre tanta outras coisas. Desta forma, nós só podemos ter acesso a essa sabedoria, atráves do valor que Jesus dá ao seu próprio ensino: a palavra de Deus.

 Jesus se reunia com os seus discípulos para ensinar coisas importantes, como vemos no famoso sermão do monte, a partir de Mateus 5. Mais do que como proceder no ministério, Jesus ensinava como viver e como se relacionar com Deus. Na última ceia, novamente reunido junto aos doze, Jesus faz o seu sermão mais longo, registrado a partir do evangelho de João capítulo 13.

 Nesse discurso, Jesus informa aos seus discípulos que terá que partir, o que os deixa tristes e preocupados. Mas, completando, afirma que eles ficariam ainda mais conectados consigo. Ele prometeu que eles não ficariam sozinhos, mas que um conselheiro estaria junto a eles em todos os momentos: Jesus estava falando do Espírito Santo.

 Imediatamente dúvidas começam a surgir no coração dos discípulos. É então que Judas, não o Iscariotes, pergunta a Jesus sobre como é possível que eles mantenham um relacionamento que não englobe os incrédulos também. A resposta de Jesus a essa dúvida novamente apontou para o imenso valor que ele dedicava ao seu próprio ensino.

 Se alguém O ama, deve guardar os seus mandamentos. E não só guardá-los, mas praticá-los e torná-los um valor pessoal em suas vidas. O ensino de Jesus era a chave para o relacionamento com o Espírito Santo após a ressurreição e, naquele momento Jesus também ensinava sobre unidade. Ele havia recebido o ensino do Pai, e agora o Espírito Santo continuaria ao lado deles, ensinando e convencendo seus corações.

 Confesse o mesmo valor que Jesus deu ao ensino dos seus mandamentos. Pratique-os em sua vida. Perceba que você não está só, mas que um Conselheiro maravilhoso está ao seu lado em todas as coisas! Por isso, ensine o sistema de valores de Cristo a outras pessoas, para que O conheçam mais e participem dessa maravilhosa missão.

Assista a vídeo desta lição abaixo:

Ouça o áudio desta lição no link abaixo: 

Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.

Baixe o Material de Apoio da Lição

Material de Apoio

INSCREVA-SE NO ECAP

Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net

Estudos do ECAP – Encontro com a palavra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *