Sim. A morte de Jesus na cruz garantiu a salvação eterna para todos os crentes, quer tenham vivido antes ou depois d’Ele.
Pela graça, por meio da fé
Os crentes do Antigo Testamento não eram salvos por serem obedientes à lei de Deus. A Bíblia ensina claramente: “Ninguém será justificado diante d’Ele pelas obras da lei” (Romanos 3:20). Não somos suficientemente bons para ganhar o céu. Isto é verdade para nós hoje e também era verdade para os crentes no Antigo Testamento.
Os crentes do Antigo Testamento também não foram salvos pelos sacrifícios de animais. “Porque é impossível que o sangue de touros e de bodes tire pecados” (Hebreus 10:4). Em vez disso, os sacrifícios do Antigo Testamento apontavam para o único sacrifício que Jesus faria na cruz para trazer uma salvação eterna.
Tal como os crentes do Novo Testamento, os crentes do Antigo Testamento foram justificados pela graça através da fé. Sobre Abraão, lê-se: “E creu ele no Senhor, e foi-lhe imputado isto por justiça” (Génesis 15:6). Não foi salvo pelas obras, mas pela fé.
Promessas de Deus
O conteúdo da fé dos crentes do Antigo Testamento tem vários aspetos. Ela confia sempre no Deus que criou o céu e a terra. É sempre a disposição para viver de acordo com os mandamentos de Deus. É confiar sempre nas promessas de Deus.
A mais importante das promessas de Deus foi a promessa do Messias. Muitas profecias no Antigo Testamento apontavam para o Messias, e é difícil saber quanto disto e quão precisamente isto foi compreendido pelos crentes do Antigo Testamento. Contudo, havia certamente uma alegre expectativa da salvação de Deus através do Messias, e até mesmo uma compreensão profética da mesma. Jesus disse aos judeus: “Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se” (João 8:56).
A salvação eterna que Jesus trouxe, portanto, não é apenas para os crentes do Novo Testamento. A sua morte é descrita como “uma morte que ocorreu…” e “…que os redime das transgressões cometidas sob a primeira aliança” (Hebreus 9:15).
Deus sabe tudo
Como é possível que os pecados das pessoas tenham sido perdoados com base no sacrifício de Jesus, se morreram ainda antes de o sacrifício acontecer? Isto porque Deus sabe tudo. Há um aspeto eterno na salvação. Apocalipse 13:8 fala sobre as pessoas que adoram a besta como “… esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”. Deus escreveu todos os nomes das pessoas que seriam salvas no Seu livro, mesmo antes de o mundo ser criado. Ordenou que o sacrifício de Jesus seria o caminho pelo qual seriam salvos. E Ele aplicou os benefícios deste sacrifício a todos os crentes, quer tenham vivido antes ou depois do tempo de Jesus.
Claro que a questão mais importante não é: “os crentes do Antigo Testamento foram salvos por Jesus?”, mas: você foi salvo por Jesus? Confie n’Ele, e herdará a vida eterna e estará com Ele para sempre, juntamente com todos os crentes do Antigo e do Novo Testamento.