“Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.
Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.
Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.
Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus”.
Observando os discursos e atitudes de Jesus, podemos concluir o quanto Ele valorizava o seu ensino. Mas dentro de seu sistema de valores, as escrituras eram a base de seu ministério. Tudo o que Jesus fazia, apontava para o que estava escrito. Ele era o próprio cumprimento da palavra de Deus.
Em contrapartida, os líderes religiosos da época, os fariseus, discordavam de absolutamente todos os posicionamentos de Jesus. Tudo o que era dito ou feito por Ele, parecia ferir e descredibilizar a lei de Moisés, quando, na verdade, Jesus demonstrava muito respeito pela lei, dando um novo significado ao velho testamento.
Esses religiosos possuíam um entendimento muito limitado no que dizia respeito ao antigo testamento, mas, em Mateus 5, Jesus deixou claro que se eles entendessem o seu ensino, perceberiam que Jesus não veio abolir a lei que eles tanto valorizavam, mas cumpri-la. Seu intuito era não somente ensinar sobre o que estava escrito, mas praticar e incentivar a prática através de suas atitudes.
Já vimos outras vezes como Jesus sempre dizia “está escrito” para testificar o cumprimento da palavra e quando estava no deserto em jejum, por exemplo, usou a palavra para afirmar que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Em todas essas ocasiões, Ele não só falava, como aplicava as escrituras em sua vida, pois elas nos ensinam como viver!
Certa vez anunciaram a Jesus que sua mãe e irmãos estavam do lado de fora, querendo vê-lo. Nesta ocasião estavam acusando Jesus de desequilíbrio, de não regular bem da cabeça, mas a sua resposta mais uma vez valorizou as escrituras: “minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus as praticam” (Lucas 8:21).
Jesus afirmou que a palavra de Deus é a verdade. Ele provou seu cumprimento, pregou, praticou, aplicou em cada situação de sua vida, para nos ensinar o seu sistema de valores. Confesse o mesmo valor que Jesus deu às escrituras, compreenda-a e aplique na sua vida. Espalhe essa verdade incontestável que é a palavra, ensinando outras pessoas a praticá-la.
Assista a vídeo desta lição abaixo:
Ouça o áudio desta lição no link abaixo:
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.
Baixe o Material de Apoio da Lição
INSCREVA-SE NO ECAP
Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net
