Pular para o conteúdo

Que tipo de programas de TV deve um cristão evitar ver?

  • por

A resposta a esta questão é, em parte, muito clara e, em parte, uma questão de ouvir a sua consciência.

A parte clara

Vamos começar pela parte mais clara. É claro que, como cristão, devemos evitar a pornografia, a violência excessiva, programas que apoiem o ocultismo ou que estejam cheios de palavrões e mensagens anticristãs. Mas e se houver alguma violência num filme e se houver uma cena de amor num filme? Ou o que acontece se não houver nada de especificamente errado num programa, exceto que mostra um estilo de vida completamente diferente e não cristão?

Alguns cristãos podem dizer que não se pode ver um programa como este, outros dizem que se pode. Uma orientação útil nesta questão é dada pelo apóstolo Paulo. Ele mostra-nos que Deus nos deu uma consciência que nos serve nos casos que são menos claros na Palavra de Deus. Por exemplo, em Romanos 14, Paulo fala sobre comer carne ou reservar um dia para Deus. Alguns cristãos nos seus dias diziam que não se podia comer carne, outros diziam que sim. Uns cristãos dizem que é preciso ter um dia especial durante a semana, outros dizem que todos os dias são iguais. Paulo apresenta duas coisas a considerar quando pensamos em questões menos claras como esta.

A primeira coisa é: está a prejudicar um irmão ou uma irmã que é mais fraco na fé ao fazer algo que considera inapropriado para um cristão? Se for esse o caso, não devemos assistir.

Ouvindo a sua consciência

A segunda consideração é: O que diz a sua própria consciência? Você “vive para o Senhor” (Romanos 14:8). Consegue conciliar viver para o Senhor com as coisas que está a fazer? Em Romanos 14:22-23, Paulo diz: “Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come, está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.” Por isso, se não tem tanta certeza quando está a ver algum programa, já tem a sua resposta: não veja!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *