Pular para o conteúdo

Como me devo reconciliar com um irmão em Cristo?

  • por

Existem duas razões principais que levarão à necessidade de reconciliação, e estas abrangerão todas as situações:

  1. Pecamos contra, chateamos ou abusamos de alguém
  2. Alguém pecou contra nós, perturbou-nos ou abusou de nós.

Em ambas as situações, se já passou o ponto de poder conversar, pedir desculpa e receber perdão, o melhor é sentar-se e escrever qual é o problema. Ajuda-nos a deixar tudo claro e permite-nos explicar a situação com mais facilidade.

O que fazer se pecamos contra alguém

Se pecamos contra alguém, o Espírito Santo já nos terá convencido. Ele faz-nos sentir desconfortáveis, por isso precisamos de assumir a responsabilidade pelas nossas próprias ações e não culpar outra pessoa, ou tentar dar desculpas pelo que fizemos.

Precisamos de confessar ao Senhor o que fizemos e pedir o Seu perdão e depois pedir sabedoria sobre como dar passos na reconciliação. Jesus dá alguns conselhos em Mateus 5:23,24: “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta.” Não se pode fingir que nada aconteceu, e o Senhor não ficará satisfeito connosco se continuarmos com as nossas vidas e evitarmos o problema.

As etapas da reconciliação

  1. Reconheça que pecou
  2. Humilhe-se
  3. Vá ver aquele contra quem pecou
  4. Peça desculpa e peça perdão

Infelizmente, por vezes, quando pecamos ou aborrecemos alguém, essa pessoa nem sempre está disposta a perdoar imediatamente. Mas se fez a sua parte, precisa de deixar o resto com o Senhor. Ame-os, converse com eles, sirva-os, ajude-os, apoie-os, para que vejam que realmente mudou e se arrepende do que fez.

O que fazer se alguém pecou contra nós?

A segunda situação não é assim tão fácil. Se alguém pecou contra si, pense no que foi feito para poder explicar o problema. Antes de fazer qualquer coisa, perdoe-os ou peça a Deus que o ajude a perdoá-los. Por isso, vá vê-los, com um coração humilde. Não se zangue, acusando ou condenando. Se ainda não o consegue fazer, então ore até ser capaz de ir ver esse irmão com o espírito com que Jesus lidaria com isso.

O que Jesus diz sobre isto

Jesus também ensina sobre esta situação em Mateus 18:15-17.

  1. Primeiro vá vê-lo você mesmo, explique o problema e o que fizeram. Se eles ouvirem, admitirem a sua culpa e pedirem perdão, então a verdadeira reconciliação estará em ação.
  2. Se não ouvirem, não admitirem falhas, então leve consigo um ou dois outros irmãos cristãos para ajudar a pessoa a compreender que está a pecar contra o Senhor.
  3. Se ainda se recusarem a ouvir, isso tornar-se-á um assunto para a igreja e para a disciplina da igreja. Os líderes da igreja precisam de decidir como disciplinar a pessoa que pecou.

Tudo o que fazemos precisa de ser feito com amor e respeito, porque nós próprios somos pecadores. Não podemos ser orgulhosos ou arrogantes ou sentir que nunca faríamos algo assim. Efésios 4:15 diz-nos para “falar a verdade em amor”. Existem diferentes formas de dizer às pessoas que estão erradas, mas a melhor forma, e a forma mais provável de nos reconciliarmos com um irmão ou uma irmã, é quando o amor de Deus é o centro das nossas vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *