Então lhes contou esta parábola: “Ninguém tira um remendo de roupa nova e o costura em roupa velha; se o fizer, estragará a roupa nova, além do que o remendo da nova não se ajustará à velha. E ninguém põe vinho novo em vasilha de couro velha; se o fizer, o vinho novo rebentará a vasilha, se derramará, e a vasilha se estragará. Ao contrário, vinho novo deve ser posto em vasilha de couro nova. E ninguém, depois de beber o vinho velho, prefere o novo, pois diz: ‘O vinho velho é melhor!’ ”
Nessa trajetória de estudos sobre os valores de Cristo, hoje iremos aprender sobre o valor de seu ensino. Jesus demonstrava fidelidade à palavra em tudo o que dizia e fazia, se recordava de cada vírgula e, quando confrontado pelo líderes religiosos, sempre os fazia recordar do que está escrito nas escrituras, como em Mateus 21:42.
Mais do que demonstrar a sua sabedoria, Jesus tinha como intuito transmiti-la a quem quer que se dispusesse a obtê-la, e usou essa parábola para falar do valor de seu ensino e de como ter acesso a ele. Quem o ouvisse e compreendesse, experimentaria o sabor do vinho novo.
A parábola descrita por Lucas se desenvolve usando duas ilustrações, sendo uma sobre remendar roupas e a outra sobre vinhos e seus recipientes. Nenhuma delas, apesar de fazerem sentido e, até mesmo, causarem identificação aos profissionais da área, tem o sentido literal. Jesus havia usado esses exemplos para falar sobre seu próprio ensino, o comparando com os dos escribas e fariseus, e fazendo com que seus ouvintes percebessem que a mescla entre eles não era possível.
Assim como um pedaço de tecido novo contrastaria em uma calça velha, por exemplo, os ensinos de Jesus não poderiam consertar ou tornar utilizável o ensino velho que as autoridades religiosas ainda praticavam. Um exemplo disso está no Sermão da Montanha, local no qual Cristo cita ensinamentos passados, mas afirma em seguida que Ele, porém, tem algo novo a ensinar. (Mateus 5:21)
Na segunda ilustração da parábola, podemos observar que se o ensino de Jesus fosse colocado dentro da tradição religiosa, geraria tamanha pressão a ponto de explodi-la. Uma bolsa velha nunca deve receber um vinho novo, pois o processo de fermentação faria com que ela se rompesse e o vinho fosse desperdiçado.
Quando somos transformados através dos valores de Cristo, temos a oportunidade de nascer de novo e já não somos como roupas ou bolsas velhas. Nós adquirimos a capacidade de suportar o seu ensino revolucionário sem sofrer nenhum dano, além de provar do incomparável sabor do vinho novo que Jesus tem a nos oferecer. Esteja disposto a viver o milagre do novo nascimento e ser um odre novo nas mãos do Senhor!
Assista a vídeo desta lição abaixo:
Ouça o áudio desta lição no link abaixo:
Encontro Com a Palavra é um estudo escrito pelo Dr. Dick Woodward e narrado na voz do Pastor Edson Bruno.
Baixe o Material de Apoio da Lição
Para se inscrever no cursos de forma gratuita, acesse o link www.encontrocomapalavra.net