Pular para o conteúdo

Deus sempre cumpre as Suas promessas

  • por

Sim, Deus sempre cumpre Suas promessas. A primeira promessa que Deus fez à humanidade pode ser encontrada em Gênesis 3:15: “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a sua descendência e a tua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Deus disse isso a Satanás, e a descendência da mulher se refere a Jesus Cristo, que veio para destruir as obras do diabo” (1 João 3:8). Esta promessa se tornou realidade! Esta promessa se tornou realidade! Jesus derrotou Satanás quando morreu na cruz (Hebreus 2:14).

Promessas a Abraão

Deus também fez promessas a Abraão (Gênesis 12:2-3). Ele prometeu que Abraão se tornaria o pai de uma grande nação. Mas naquela época, Abraão já tinha 75 anos e ainda não tinha filhos. Ele teve que esperar mais 25 anos até que o bebê prometido viesse, quando ele tinha 100 anos e sua esposa Sara 90. O livro de Hebreus explica que Sara pôde ter um bebê por causa de sua fé em um Deus fiel: “Pela fé, também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido” (Hebreus 11:11). Este exemplo mostra que Deus às vezes decide esperar para cumprir Sua promessa, mas Ele nunca Se esquece disso.

Promessas ao povo de Israel

Deus prometeu ao povo de Israel que os levaria para a Terra Prometida. A promessa foi feita primeiro a Abraão (Gênesis 15:18-21) e depois repetida a Isaque e Jacó (Gênesis 28:13). Deus foi fiel à Sua promessa, porque anos depois Ele libertou os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó dos egípcios e os levou para a Terra Prometida (Deuteronômio 1:8).

Há muitos versículos nos Salmos e outros livros da Bíblia que testificam a fidelidade de Deus (Salmo 98:3; 108:4; 145:13 e muitos outros). Por exemplo, Salmo 108:4: “Porque a tua benignidade se eleva acima dos céus, e a tua verdade ultrapassa as mais altas nuvens.”

Promessas para hoje

Deus tem promessas para as pessoas de hoje também. Ele promete que toda a pessoa que crê em Jesus será salva do inferno: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Esta é uma promessa maravilhosa e podemos confiar plenamente em Deus que Ele cumprirá esta promessa! Este versículo bem conhecido em João também nos mostra como devemos responder à promessa de Deus: precisamos crer, colocar nossa confiança nas promessas de Deus.

Aviso contra a incredulidade

No livro de Hebreus, um aviso é emitido contra a incredulidade (Hebreus 3:7,8). Uma geração inteira de israelitas não pôde entrar na Terra Prometida porque não confiaram em Deus. Eles tiveram que vagar pelo deserto até morrerem e a Terra foi dada a seus filhos (Hebreus 3:16-19). Deus promete descanso eterno em Jesus Cristo; vamos responder com fé e colocar nossa confiança Nele (Hebreus 3:14)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *