Pular para o conteúdo

O que é o Dia do Senhor?

  • por

Para muitos, “o dia do Senhor” traz a imagem de uma grande batalha no fim do mundo, na qual feras causam destruição por toda a terra. Embora esta imagem possa encontrar alguma ressonância no último livro da Bíblia, ela torce completamente o significado e a importância desta frase bíblica. Vejamos, portanto, o que a Bíblia tem a dizer sobre este dia.

O dia do julgamento

“O dia do Senhor” aparece inúmeras vezes no Antigo Testamento, exclusivamente nos profetas. É repetidamente descrito como um grande e terrível dia, no qual Deus vem para mostrar Seu poder sobre o mal. A escuridão e o medo se espalharão pela terra porque Deus julgará o mal. Notavelmente, o dia do Senhor muitas vezes descreve um evento que não está distante, mas que pode ser esperado muito em breve. Vemos em Joel:

“… perturbem-se todos os moradores da terra, porque o dia do Senhor vem, ele está perto; dia de trevas e de tristeza; dia de nuvens e de trevas espessas; …” (Joel 2:1b-2a). Ao julgar as nações más ao redor de Israel, Deus liberta Seu povo da opressão, assim como fez quando os libertou do Egito no livro do Êxodo. O dia do Senhor significa, portanto, um momento em que Deus vem para acabar com as nações más e salvar Israel.

Israel não está isento

Isto não significa, contudo, que Israel escapará sempre ao julgamento de Deus. Deus deixou claro que se os israelitas seguirem os caminhos pecaminosos das nações vizinhas, eles também serão julgados (ver Deuteronômio 28:15). O profeta Amós até adverte os israelitas pecadores que eles não deveriam esperar pelo julgamento de Deus, como se o dia do Senhor fosse beneficiá-los.

“Ai daqueles que desejam o dia do Senhor! Para que quereis vós este dia do Senhor? Trevas será e não luz.” (Amós 5:18). Se o povo de Israel ignorar os mandamentos de Deus, eles também experimentarão a ira de Deus no dia do Senhor e aqueles que são orgulhosos e altivos serão derrubados (Isaías 2:12). O dia do Senhor no Antigo Testamento significa, portanto, não apenas um dia de julgamento sobre as nações, mas também um dia de julgamento sobre os próprios israelitas.

A vinda de Jesus como o novo dia do Senhor

A frase “o dia do Senhor”, ou frases paralelas como “o dia do julgamento”, é retomada no Novo Testamento e recebe um novo significado. (Por exemplo: Mateus 24:42, 1 Tessalonicenses 5:1 e 2 Pedro 3:8-9) Na maioria das vezes, refere-se ao julgamento que ocorrerá quando nosso Senhor Jesus retornar. Naquele dia, quando a trombeta soar, Jesus voltará em toda a Sua glória para executar Seu julgamento sobre a maldade na terra e reunir todos os crentes fiéis. Este será o grande e último dia do Senhor. Ao mesmo tempo, o dia do Senhor já chegou no Pentecostes, quando o Espírito Santo foi derramado (Atos 2:16-21); os crentes já estão em união com Cristo, salvos do pecado e capacitados pelo Espírito para fazer boas obras, mas ainda aguardam a plenitude da Sua presença na Sua segunda vinda.

Como será o dia do Senhor para mim?

Então, como os cristãos devem reagir? Muitas vezes as pessoas abordam o dia do Senhor com perguntas como: “Quando este dia acontecerá?”, “O que acontecerá antes dele?”, “Isso acontecerá em nosso tempo de vida?”. Certamente vale a pena explorar essas questões, mas acho que a pergunta mais importante a ser feita é: “Como será este dia para mim?” Este dia chegará como um ladrão durante a noite (1 Tessalonicenses 5:2) para aqueles que vivem nas trevas, mas se estivermos vivendo na luz de Cristo, este dia não nos surpreenderá (1 Tessalonicenses 5:4). Se obedecermos à Sua Palavra, será um dia de alegria sem fim. Pois o dia da Sua volta será terrível para aqueles que não amam a Deus, mas para aqueles que se humilham diante de Cristo, será o dia da salvação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *