Pular para o conteúdo

O que a Bíblia diz sobre ser um bom pai?

  • por

Nos últimos anos, estudos têm mostrado repetidamente que não podemos menosprezar a importância da figura paterna na infância de uma pessoa. Ter um pai para admirar pode moldar completamente a forma como você se vê a si mesmo e o mundo ao seu redor. Por esse motivo, é ainda mais importante compreender como a Bíblia descreve ser um bom pai.

Deus como o Pai perfeito

Em todo o Antigo e Novo Testamento, Deus Se refere a Si mesmo como Pai. Visto que Deus é perfeito, sabemos que o que Ele faz é sempre bom. Isso faz Dele o melhor exemplo de um bom pai. Deveríamos modelar nossa maneira de criar filhos com base nas ações perfeitas de Deus. Ouçam o que Jesus tem a dizer sobre isso: “ E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se, vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?” (Mateus 7:9-11)

Como Deus disciplina Seus filhos

Uma maneira pela qual Deus nos mostra como ser um bom pai é através do uso da disciplina. Nos tempos modernos, pode parecer desconfortável usar esta palavra em relação à paternidade, mas a Bíblia realmente diz que isso é uma coisa boa de vez em quando (Efésios 6:4, Provérbios 13:24, Salmos 94:12). O livro de Hebreus ainda diz:  Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o pai não corrija? (Hebreus 12:7) É importante ter em mente que Deus nunca age com raiva por um impulso repentino. Em vez disso, Ele sempre age de maneira sábia e ponderada. Os pais cristãos precisam fazer o mesmo. Se você disciplina seus filhos, faça-o com calma. A disciplina serve para corrigir seu filho e prevenir o perigo, não para satisfazer sua raiva.

Não desanime, mas seja misericordioso

Isso nos leva à próxima lição bíblica: seja gentil com seu filho. Paulo escreve: “Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.” (Colossenses 3:21) Os pais não devem desanimar os filhos, mas mantê-los motivados a levar uma vida que agrada a Deus. Isso significa que você não pune todos os erros. Não seja muito duro. Mostre seu amor e cuidado por eles, assim como Deus sempre cuida de nós. Esteja disposto a fazer sacrifícios para passar mais tempo com seus filhos, porque eles merecem sua atenção. Isso pode ser difícil de vez em quando, mas se você passar algum tempo com eles, descobrirá que os filhos são realmente uma bênção de Deus!

Seja um marido amoroso

Além da atitude para com os filhos, também é necessário amar a esposa. Estudos recentes mostraram que a relação entre pai e mãe é tão importante para a criança quanto a relação entre criança e pais. Então, se você quer ser um bom pai, também precisa ser um bom marido. Se você quiser descobrir o que a Bíblia tem a dizer sobre isso, leia nosso post no blog “Como ser um bom marido?”

Conduza seus filhos a uma vida piedosa

Mais importante ainda, conduza seus filhos no caminho de Deus. Como chefe da família, você tem a responsabilidade de nutrir seus filhos fisica, mas também espiritualmente. A Bíblia diz: “ Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.” (Provérbios 22:6). Isto significa que os pais devem ensinar aos filhos a Palavra de Deus. Eles precisam mostrar-lhes como aplicá-la na vida cotidiana. Leia a Bíblia e orem juntos. Esteja disposto a reconhecer seus erros, para que possa mostrar-lhes a importância do arrependimento. Seja um exemplo de como viver uma vida agradável a Deus. Ao fazer isso, você será um grande exemplo para seus filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *