Se você ouvir um cristão falar sobre sua fé, ele provavelmente se referirá à Bíblia a cada duas frases. Este livro é de fundamental importância para a fé cristã, portanto, se você estiver interessado em Deus, precisará saber o que é a Bíblia e por que ela é tão vital. Este artigo ajuda você a começar.
Qual é o significado da palavra “Bíblia”?
A palavra “Bíblia” vem da palavra grega βιβλία, que significa literalmente “livros”. É uma coleção de escritos religiosos que os cristãos aceitam como a autoridade da Palavra de Deus.
Do que fala a Bíblia?
A Bíblia é um livro muito especial. É a nossa principal fonte de informação sobre Deus, revelada por Ele mesmo.
Qual é a mensagem básica da Bíblia?
A Bíblia conta a história de um Deus amoroso que criou o mundo e nunca o abandonou – apesar da rebelião da humanidade. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Para obter informações mais detalhadas sobre o conteúdo da Bíblia, leia nosso artigo. Qual é a mensagem da Bíblia?
Qual é o propósito da Bíblia?
Através da Sua Palavra, Deus proclama o Seu amor pela humanidade e os Seus padrões imutáveis de verdade, justiça, amor, bondade e sabedoria. Ao ler a Bíblia, você poderá descobrir o que Deus quer lhe dizer e quais são os planos Dele, não apenas para a sua vida, mas para este mundo. Um Salmo expressa isso da seguinte forma: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho” (Salmo 119:105).
Além disso, a Bíblia fornece um relato verdadeiro e confiável da criação e das realidades “nos bastidores”, o que constitui uma base sólida para uma cosmovisão cristã. Ajuda-nos a compreender o mundo que nos rodeia, dá-nos uma visão da nossa própria como seres humanos caídos e diz-nos como podemos, no entanto, ser salvos por Jesus Cristo e encontrar a vida eterna.
Como a Bíblia foi escrita?
Os cristãos às vezes chamam a Palavra de Deus de “as Escrituras”, uma vez que não é um livro único, mas uma coleção de livros. Todos esses livros juntos, chamamos de “a Bíblia”.
Quantos livros a Bíblia tem?
A Bíblia consiste em 66 livros. O tamanho deles varia de menos de 300 palavras a mais de 42.000 palavras (nas versões em inglês). Eles cobrem diversas categorias literárias, como registros históricos, leis, poesia e mensagens proféticas.
Para uma rápida visão geral de todos os livros da Bíblia, veja esta imagem this image[1]. As duas prateleiras superiores da estante são livros do Antigo Testamento, a prateleira inferior contém livros bíblicos do Novo Testamento.
Quem escreveu a Bíblia?
Os livros da Bíblia foram escritos por todos os tipos de autores humanos. Alguns eram profetas chamados por Deus para proclamar a sua palavra, um era médico, alguns eram reis, outro era pastor, pelo menos um era pescador e um era um príncipe egípcio. Essas pessoas escreveram seus livros em diversas circunstâncias geográficas e sociais. Muitos livros da Bíblia são originários de Israel, mas alguns foram escritos em Babilônia ou em outros países. Os primeiros livros bíblicos foram escritos durante a viagem de Israel pelo deserto, alguns foram compostos num palácio real, outros nas ruínas de Jerusalém ou numa ilha solitária. Todas essas pessoas foram guiadas pelo Espírito Santo enquanto escreviam seus livros.
Quando a Bíblia foi escrita?
Os livros da Bíblia foram escritos ao longo de vários séculos. O primeiro livro é sobre a criação do mundo e foi escrito por Moisés por volta de 1500 AC. Os livros do Novo Testamento foram escritos no primeiro século DC. Ao longo dos séculos, esses livros foram preservados e cuidadosamente transmitidos de uma geração para outra.
Em que idioma a Bíblia foi originalmente escrita?
A Bíblia foi escrita em vários idiomas. Os livros do Antigo Testamento são escritos principalmente em hebraico e algumas pequenas partes em aramaico. Os livros do Novo Testamento são escritos em grego koinè.
Hoje em dia, a Bíblia completa está disponível em quase 700 idiomas, e o Novo Testamento em mais de 5.000 idiomas ao redor do mundo. Todas essas versões são traduções dos textos originais da Bíblia, tal como foram escritos há séculos, com o objetivo de tornar a Palavra de Deus acessível a pessoas de todas as línguas e nações. Afinal, Deus “deseja que todas as pessoas sejam salvas e cheguem ao conhecimento da verdade”. (1 Timóteo 2:4)
A Bíblia é única e confiável
Apesar de toda esta diversidade, a Bíblia é uma unidade coerente. Isto é possível porque é inspirado pelo próprio Deus. As Escrituras são a revelação de Deus sobre Si mesmo através de autores humanos que foram iluminados e guiados pelo Espírito de Deus. Veja, por exemplo, 2 Pedro 1:21 – “… nenhuma profecia jamais foi produzida pela vontade do homem, mas os homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo”.
Visto que o verdadeiro Autor da Bíblia é o Deus infalível, a sua Palavra é também infalível e inerrante. Isto também implica que nenhum escrito “humano comum” poderia jamais substituir ou complementar a Palavra de Deus e ter a mesma autoridade que os livros bíblicos. A Bíblia é única.
Como a Bíblia está organizada?
Os livros da Bíblia são apresentados em duas coleções: o Antigo Testamento e o Novo Testamento.
- O Antigo Testamento contém as Escrituras que foram escritas antes de Jesus Cristo nascer como humano. Estes livros vão desde o relato da criação, passando por livros históricos sobre (principalmente) o relacionamento de Deus com o povo de Israel e reflexões poéticas sobre a vida com Deus, até mensagens proféticas de Deus para Israel ou para a humanidade em geral.
- O Novo Testamento fala sobre a vida de Jesus na terra, incluindo sua pregação e milagres. Além disso, contém muitas cartas para igrejas e particulares, que fornecem ensinamentos sobre Deus e sobre a vida do cristão. O Novo Testamento termina com uma visão gloriosa do futuro que Deus tem reservado para todos os que acreditam Nele.
Como ler a Bíblia?
A melhor maneira de conhecer a Bíblia é lê-la você mesmo. Os cristãos tendem a fazer isso regularmente, tanto em particular como em conjunto com outros cristãos, por exemplo, durante os serviços religiosos. Se você está lendo a Bíblia pela primeira vez, é útil começar desde o início, com o livro de Gênesis. Mas em vez de continuar lendo tudo do começo ao fim, aconselho você a pular para o Novo Testamento a seguir para ler um dos quatro Evangelhos sobre a vida de Jesus. Isto lhe fornece uma estrutura básica para entender os outros livros da Bíblia. Para obter mais conselhos sobre a leitura da Bíblia. Se você estiver procurando por versículos bíblicos específicos, aqui está um guia para encontrá-los.
Por que é importante ler a Bíblia?
A Bíblia nos ensina quem é Deus e como podemos ter um relacionamento pessoal com Ele. Isso é de importância para a vida, pois conhecer a Deus é o único caminho para a felicidade eterna: “E a vida eterna é esta: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. (João 17:3) A Palavra de Deus é capaz de “tornar-te sábio para a salvação, por meio da fé em Cristo Jesus”. (2 Timóteo 3:15)
Depois de se tornar cristão, ler a Bíblia é uma ótima maneira de crescer espiritualmente, pois “toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a educação na justiça, para que o homem de Deus seja completo e preparado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16-17)