Pular para o conteúdo

Porquê precisamos de ler a Bíblia?

  • por

Esta é uma pergunta comum feita por novos crentes que têm dificuldade em entender a Bíblia ou lutam para encontrar o desejo de lê-la todos os dias. Aqui estão apenas algumas razões pelas quais todo o cristão deveria ler a Bíblia regularmente.

É a Palavra de Deus

A Bíblia não é como qualquer outro livro, nem deve ser lida como qualquer outro livro. A Bíblia é a própria Palavra de Deus. Na verdade, 2 Timóteo 3:16 diz que “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça”. É como se Deus estivesse falando cada vez que a abrimos e lemos. Como tal, a Palavra de Deus tem poder e autoridade sem paralelo em toda a literatura. Só ela define o que é bom e o que é mau. É importante que nós, como cristãos, conheçamos e obedeçamos ao que ela diz.

Está viva

Hebreus 4:12 diz: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” A Palavra de Deus está viva e atua dentro de nós cada vez que interagimos com ela. As verdades encontradas nas Escrituras penetram nossos corações, mentes e almas de uma forma que nada mais consegue igualar. Muitas vezes, Deus a usa para nos convencer do pecado em nossas vidas. Outras vezes, Ele a usa para nos lembrar das doces promessas disponíveis para aqueles que O amam. A Bíblia nos revela quem é Deus, quem somos e por que precisamos Dele tão desesperadamente. Além disso, ninguém se tornou um cristão nascido de novo sem ouvir as Boas Novas de Jesus Cristo, que estão registradas nos Evangelhos.

É uma lâmpada

A Bíblia também fornece aos crentes sabedoria e direção em nossas vidas. No Salmo 119:105, o salmista diz que a Palavra de Deus é “lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho”. Deus revela Sua vontade para toda a humanidade em Sua Palavra. Quando nos sentimos perdidos ou sem rumo na vida, podemos recorrer à Bíblia sabendo que Deus iluminará o nosso caminho. Podemos não ver o quadro completo, mas teremos luz suficiente para caminhar com Ele.

É uma espada

Finalmente, a Bíblia é a nossa maior arma contra o pecado e a tentação. Quando Jesus foi tentado por Satanás no deserto, Ele resistiu citando a Bíblia de memória. Jesus disse: “não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4). Uma razão pela qual precisamos mais da Bíblia do que “do nosso alimento necessário” (Jó 23:12) é porque ela nos cinge, como crentes, para a guerra espiritual. Efésios 6:17 deixa claro que a Palavra de Deus é chamada de “espada do Espírito”. Com ela exercemos a verdade e a vitória quando o inimigo vem até nós com mentiras e acusações. Como um guerreiro habilidoso, devemos treinar se quisermos estar prontos para a batalha.

A Bíblia não foi dada a anjos ou aos animais, nem foi escrita apenas para uma elite. Foi escrita para cada homem, mulher, menino e menina – isso inclui você. Deus deseja ter um relacionamento íntimo com você. Como acontece com qualquer relacionamento saudável, requer comunicação honesta. Deus tem algo a dizer a você, amigo. Mas você não saberá o que é, a menos que esteja ouvindo Sua Palavra, a Bíblia. Reserve algum tempo para lê-la hoje mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *