Pular para o conteúdo

Porquê acreditar na Bíblia? – PalavraBíblica.net

  • por

Sua pergunta é: Por que eu deveria acreditar na Bíblia? Como posso acreditar que o que a Bíblia diz é verdade?

Se a Bíblia é a Palavra de Deus, então a Bíblia será 100% verdadeira, infalível, perfeita e sem erro (Salmos 19:7), porque cada palavra na Bíblia vem de Deus (2 Timóteo 3:16), e Deus não pode mentir (Tito 1:2; Hebreus 6:18). Tudo o que Deus diz é bom e verdadeiro (Salmos 19:10).

Então, a verdadeira questão é: como sabemos que a Bíblia é a Palavra de Deus? Para os cristãos, a resposta é simples: acreditamos que a Bíblia é a Palavra de Deus, porque Jesus Cristo, nosso Senhor, nos diz que a Bíblia é a Palavra de Deus!

Atitude de Jesus em relação ao Antigo Testamento

Primeiro, considere a atitude de Jesus em relação ao Antigo Testamento. O próprio Jesus citou e obedeceu ao Antigo Testamento (por exemplo, Mateus 4:4, 7, 10; 26:53-54), porque Jesus sempre obedece a Deus, Seu Pai (João 6:38). Como Jesus disse, a palavra de Deus nunca pode ser mudada, nem mesmo por uma única letra (Mateus 5:18). O Antigo Testamento que temos hoje é o mesmo Antigo Testamento que Jesus tinha há 2.000 anos atrás (Lucas 24:44). O Antigo Testamento, então, é a Palavra de Deus (Marcos 7:5-13).

Jesus fala sobre o Novo Testamento

Agora, vamos considerar o que Jesus diz sobre o Novo Testamento. Jesus escolheu Seus apóstolos para estarem com Ele por três anos para FALAR com a autoridade de Jesus (Marcos 3:14); e no final do ministério terreno de Jesus, Jesus prometeu enviar o Espírito Santo para ajudar essas testemunhas oculares a lembrar e compreender tudo o que Jesus havia feito e dito (João 14:26; 15:26-27; 16:13-15), e então eles seriam capazes de ESCREVER com Sua autoridade. Portanto, o Evangelho de Mateus e o Evangelho de João são a Palavra de Deus, porque foram escritos pelos apóstolos Mateus e João. As cartas de Pedro e João, e o livro de Apocalipse, também foram escritos pelos apóstolos e, portanto, também são a Palavra de Deus. Pedro está por trás do evangelho de Marcos, então o evangelho de Marcos também é a Palavra de Deus. Jesus também escolheu Paulo para ser apóstolo (Atos 22:14-15), e o apóstolo Pedro confirma que as cartas de Paulo também são Escrituras Sagradas, portanto as epístolas de Paulo também são a Palavra de Deus (2 Pedro 3:15-16). Paulo, por sua vez, confirma que os escritos de Lucas também são Escrituras Sagradas (1 Timóteo 5:18 – veja as notas de rodapé), o que significa que Lucas e Atos também são a palavra inspirada de Deus!

É por isso que os cristãos acreditam que a Bíblia é a Palavra de Deus. Jesus, o Filho de Deus, é nosso Senhor e Salvador, por isso confiamos em tudo que Jesus diz; e Jesus nos ensina que toda a Bíblia é a Palavra de Deus. Então, se Jesus estiver certo, então toda a Bíblia também é verdadeira.

Nenhuma outra explicação

Porém, mesmo que você não seja cristão, você pode ver apenas lendo a Bíblia que a Bíblia deve ser a Palavra de Deus: não há outra explicação! Considere, por exemplo, as predições feitas pelos profetas do Antigo Testamento. Eles disseram que um dia nasceria um homem que esmagaria Satanás (Gênesis 3:15). Nós O reconheceríamos, porque Ele seria judeu, da tribo de Judá (Gênesis 49:10), e descendente do rei Davi (2 Samuel 7:12-13). Ele nasceria de uma virgem (Isaías 7:15), na vila de Belém (Miquéias 5:2), durante o Império Romano (Daniel 2:40-45). Ele morreria pelos nossos pecados (Isaías 53), ressuscitaria (Salmo 16:9-11), receberia um reino que duraria para sempre (Daniel 7:13-14) e seria adorado por pessoas em todas as nações do mundo (Salmos 72:17). Quem cumpriu todas essas profecias? Jesus!

Deus está no comando da história

Isto nos faz pensar: como os profetas do Antigo Testamento conheciam todos esses detalhes sobre Jesus centenas de anos antes de Ele nascer? Eles até descreveram os detalhes de sua crucificação antes mesmo que os romanos tivessem inventado a crucificação (Salmos 22:12-18)! Como eles sabiam? Poderia tudo ter sido apenas um palpite de sorte? Não, há apenas uma explicação: Deus está no comando da história, e Deus disse antecipadamente aos profetas do Antigo Testamento o que Ele iria fazer (2 Pedro 1:21). Então, quando Jesus veio e tudo aconteceu exatamente como os profetas haviam predito, isso provou que tudo o que o Antigo Testamento diz é verdade (2 Coríntios 1:20). Mas se o Antigo Testamento é verdadeiro, e se o Antigo Testamento nos ensina a acreditar em Jesus (Lucas 24:25-27, 44-47; João 5:46-47), então Jesus deve realmente ser o Prometido (Atos 17:2-3), então devemos acreditar e obedecer tudo o que Jesus diz e ensina (Atos 3:22-23).

Em outras palavras, Jesus e o Antigo Testamento provam um ao outro. Cada um prova que o que o outro diz é 100% verdadeiro. E, portanto, a Bíblia é a Palavra de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *