Pular para o conteúdo

A Clareza das Escrituras: Será que podemos entender a Bíblia?

  • por

Durante grande parte da história da igreja, a resposta à pergunta “Podemos compreender a Bíblia?” para a maioria das pessoas teria sido não. A simples razão é que a Bíblia só estava disponível em hebraico, grego e latim. A maioria dos cristãos comuns na Europa cristã não falava essas línguas. Mesmo que o fizessem, os livros tinham de ser copiados à mão e eram muito caros. Apenas pessoas muito ricas podiam comprar livros e muitas pessoas não sabiam ler de qualquer maneira. O clero, pessoas educadas para ler e explicar a Bíblia, era necessário para ensinar às pessoas normais o que estava na Bíblia.

O clero necessário para entender a Bíblia

Durante a Reforma, época de grande mudança espiritual no século XVI, as pessoas começaram a traduzir a Bíblia para as línguas que as pessoas comuns da Europa usavam. Inglês, alemão e assim por diante. Além disso, a imprensa foi inventada, tornando as Bíblias muito mais baratas. De repente, muitas pessoas podiam ler a Bíblia por si mesmas. Contudo, a Igreja Católica Romana não ficou muito feliz com isso. Eles acreditavam que era perigoso deixar as pessoas lerem a Bíblia por si mesmas, sem uma pessoa instruída, um membro do clero, para explicá-la.

A Bíblia é clara em si mesma

Os líderes da Reforma não concordaram e formularam uma doutrina sobre a “Clareza das Escrituras”. Eles argumentaram que todas as coisas que precisamos saber para a nossa salvação são explicadas com clareza suficiente na Bíblia, para que qualquer pessoa comum possa entendê-las. Isto tornou-se amplamente aceite e hoje, em todo o mundo, os cristãos têm as suas próprias Bíblias, e lêem-nas e estudam-nas sozinhos e com outros. Os missionários ainda traduzem a Bíblia em mais idiomas, para que até mesmo as pessoas nas partes mais remotas do mundo possam ler a Bíblia por si mesmas. Outros missionários colocam Bíblias em quartos de hotéis e hospitais e em muitos outros locais públicos. Alguns cristãos têm que esperar e orar durante anos para conseguir a sua própria Bíblia e correrão muitos riscos para consegui-la.

A Bíblia nem sempre é fácil de entender

Mas a Igreja Católica tinha razão. A Bíblia é uma coleção muito especial de escritos, abrangendo séculos. Existem histórias, poemas, leis, cartas, canções e assim por diante. Nem tudo na Bíblia pode ser aplicado a qualquer pessoa ou situação, em qualquer época. Jacó tinha quatro esposas, o que não significa que Deus pensa que devemos encorajar a poligamia na igreja. Pedro foi convidado a andar sobre as águas, mas não sugiro que você tente. Então, a leitura da Bíblia precisa ser feita com atenção, comparando diferentes partes e considerando o contexto em que ela foi escrita. Talvez não precisemos depender de um padre, mas precisamos usar o bom senso que Deus nos deu e a orientação do Espírito Santo para nos ajudar a compreender.

Algumas coisas que não conseguimos entender

Embora tudo o que precisamos para conhecer, amar e servir a Deus esteja claramente apresentado na Bíblia, não devemos esperar que possamos entender tudo. Há muitas questões difíceis na Bíblia com as quais até mesmo os estudiosos lutam. Algumas coisas se perdem na névoa do tempo e só podemos adivinhar o que significam.

A Bíblia fornece alimento suficiente

Ainda assim, você e eu podemos ler a palavra de Deus e usá-la para edificar um ao outro, fortalecer a nossa fé, encontrar sabedoria para a vida diária, amar mais a Deus, ser consolados nos nossos problemas e encontrar segurança no Seu amor e salvação. Podemos orar sobre o que não conseguimos entender, perguntar a outros crentes ou aos nossos líderes e estudar diligentemente para crescer em compreensão. Mas você não precisa entender tudo isso para ser nutrido e abençoado pela palavra de Deus.

A Bíblia oferece alimento espiritual

Pegue sua Bíblia, ore, leia e estude. Você será desafiado e pode haver confusão às vezes. Se algumas coisas forem muito complicadas para você, basta voltar às palavras simples de Jesus nos evangelhos. Ali mesmo você pode encontrar o que sua alma precisa. “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *