Vamos primeiro descobrir o que realmente significa ‘Amém’. É uma palavra hebraica que vem da raiz hebraica “AMN”, que significa estabilidade e significa “assim seja”, “concordo”, “que assim seja”. Assim, quando dizemos “Amém” no final das nossas orações, estamos na verdade pedindo a Deus que “por favor, faça-se como oramos”.
Amém no Antigo Testamento
Encontramos exemplos da palavra “Amém” sendo usada tanto no Antigo como no Novo Testamento. Muitas das referências do Antigo Testamento ligam a palavra “Amém” com louvor. A frase “e todo o povo disse: Amém, e louvou a Deus”, encontrada em 1 Crônicas 16:36, é um exemplo da conexão entre a palavra ‘Amém’ e louvor. Améns duplos (Amém e Amém) em louvor a Deus são encontrados em Salmos 41:13, Salmos 72:19 e Salmos 89:52. Aqui, parece que uma pessoa está orando ou louvando a Deus e outras respondem dizendo: “Amém”.
Amém no Novo Testamento
Os escritores do Novo Testamento também usam “Amém”, alguns no final de suas epístolas, enquanto outros o conectam com louvor e glorificação a Deus, e referindo-se à segunda vinda e ao fim dos tempos (Apocalipse 22:20-21). Você notaria aqui que tanto a pessoa que escreve a oração ou louvor a Deus quanto a que oferece o “Amém” são a mesma pessoa. Portanto, quer estejamos orando com outras pessoas ou sozinhos, dizer “Amém” no final indica a Deus que fizemos uma oração que realmente quisemos dizer. Mostra que acreditamos que Deus ouviu a nossa oração e a responderá da Sua maneira perfeita.