Pular para o conteúdo

RENOVAÇÃO DA MENTE – ORVALHO.COM

  • por

Em nossa jornada pela fé, um dos conceitos que encontramos nas Escrituras é a renovação da mente. O apóstolo Paulo afirmou: 

“E não se conformem com este século, mas transformem-se pela renovação da mente, para que experimentem qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” 

Romanos 12:2

Nesse clássico trecho bíblico, Paulo aborda a transformação progressiva do cristão, ou seja, a santificação, que é a continuidade do processo de mudança iniciado no momento da conversão. Para a eficácia do processo, o apóstolo ressalta a necessidade de um elemento-chave: a mudança de mentalidade.

A Transformação Necessária

A vida cristã é uma caminhada de transformação contínua. Nossos hábitos e práticas são o reflexo direto de nossos valores internos e crenças, e sem uma mudança fundamental em nosso modo de pensar, nossas vidas permanecerão inalteradas.

Uma mente renovada tem um impacto poderoso em nossa vida espiritual e prática diária. Ela nos capacita a resistir às pressões e tentações do mundo e a viver de maneira que honre a Deus. Além disso, uma mentalidade transformada nos ajuda a lidar com os desafios da vida com sabedoria e perspectiva divina.

A Renovação da Mente e o Cuidado com o Corpo

Uma mente renovada envolve todos os aspectos, inclusive a do cuidado com nosso corpo e a seriedade com que o assunto saúde deve ser tratado.

Tanto o corpo quanto a maneira de pensar são citados pelo apóstolo como ingredientes necessários à mudança que deve ocorrer em nossa vida. O Altíssimo não trabalha sozinho. Em sua soberania, o Criador decidiu que agiria com a interação humana. Renovar a mente é um dos mais importantes fatores para que ocorra qualquer tipo de mudança, e faz parte do que podemos efetuar para interagir com ele na busca por transformação. A Versão Fácil de Ler apresenta assim a declaração de Paulo: “Não sejam mais moldados por este mundo mas, pela nova maneira de vocês pensarem, vivam uma vida diferente”.

Precisamos de uma dimensão mais profunda de conscientização das verdades bíblicas. O apóstolo enfatizou aos crentes de Éfeso: “vocês foram instruídos a […] se deixar renovar no espírito do entendimento” (Ef 4.22-23). O contexto dessa afirmação é a mudança de comportamento.

Nossas práticas são extensão ou consequência de nossos valores, quer tenhamos consciência disso quer não. Ninguém viverá de modo diferente daquilo que, por muito tempo, foi seu padrão de vida, a menos que haja uma reforma de conceitos. Penso ser essa a razão pela qual muitos afirmam que quanto mais velhos somos mais dificilmente mudamos nossos hábitos.

Como Renovar a Mente? 

  1. Mergulho na Palavra de Deus: A Bíblia é o alimento para nossa alma. Ao estudá-la diligentemente, permitimos que o Espírito Santo renove nossos pensamentos e atitudes.
  2. Oração Contínua: A oração é a linha de comunicação direta com Deus. Por meio da oração, podemos pedir a Deus que nos ajude a ter uma mente focada Nele e que Ele remova tudo que não está alinhado com Sua vontade.
  3. Comunhão com Outros Crentes: Estar em comunidade nos encoraja e nos desafia a crescer. 
  4. Mudanças: Mudar velhos hábitos, colocar em práticas aprendizados. 

Ao se tratar do corpo a maneira é a mesma, tudo começa com mudança de mentalidade, mas mudança de mentalidade não começa sozinha nem se sustenta sem um esforço intencional. Se precisamos dela, temos de fazer algo a respeito. Que esse “algo a respeito” seja sua disposição de ler, meditar, orar e compartilhar sobre a verdade bíblica até que seja gerada uma firme convicção em seu interior. Isso transbordará, virá para fora, mudando comportamentos e gerando novos e bons hábitos. A diferença é que, por ter sido construído sobre uma base firme, não desmoronará com facilidade nem cederá às pressões do tempo.

Cuidar do corpo é cuidar daquilo que nos foi confiado por Deus e do qual prestaremos contas. 

Convido-o, portanto, a abrir o coração para essa jornada de aprendizado e autoavaliação. Deixe que a Palavra de Deus e o Espírito Santo mudem sua mente e a despertem para a responsabilidade de cuidar do corpo e da saúde. Afinal, ele tem propósitos para o seu tempo de vida neste mundo, e estar saudável para executá-los demanda que você faça o que estiver ao seu alcance.

Texto baseado no livro O CUIDADO DO CORPO – Luciano Subirá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *