Pular para o conteúdo

Pode ser um bom cristão sem ir a Igreja?

  • por

A Bíblia ordena-nos que continuemos a reunir-nos como cristãos sempre que possível. “E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia” (Hebreus 10:24-25). Portanto, se houver cultos religiosos aos quais você possa comparecer regularmente, você deve fazê-lo.

Parte de Cristo

A questão fundamental por trás desta questão é a natureza do cristão e também da Igreja. Os dois estão intimamente relacionados neste ponto. Quando alguém se torna cristão, ele/ela não é apenas uma pessoa que agora é cristão. Pelo contrário, você se torna parte do corpo de Cristo (isto é, da igreja). Paulo diz em 1 Coríntios 12:13:
“ Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.”

Em outras palavras, quando alguém se torna cristão, é batizado em um corpo (o de Cristo). E ele é membro desse corpo, juntamente com outros cristãos. Paulo continua a descrever a igreja como um corpo nos versículos 14-26, e argumenta que assim como no corpo humano cada parte (olho, mão, braço, perna, etc.) é necessária, assim também no corpo de Cristo, cada parte é necessária. Paulo conclui seu argumento no versículo 27: “Ora, vós sois o corpo de Cristo e individualmente membros dele”.

precisamos um do outro

Portanto, se alguém é cristão e não é membro de uma igreja e não frequenta regularmente essa igreja, na verdade ele está dizendo às outras partes do corpo (a outros cristãos): ‘Eu não preciso de vocês. ‘ (cf. 1 Coríntios 12:21). No entanto, a realidade é que precisamos uns dos outros, tal como o corpo humano precisa de todas as suas partes. Sua cabeça, braços e pés, etc.

Esta natureza corporativa da igreja também é vista no Novo Testamento em outras imagens usadas para a igreja. Por exemplo, a imagem de um templo em 1 Pedro 2:5: “vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.”

(Observe que “vós” no início deste versículo está no plural: ou seja, “vocês todos juntos, como pedras vivas, estão sendo construídos…”)

Comandos para amar ou servir ao outro

É por isso que o Novo Testamento está cheio de mandamentos para amar ou servir uns aos outros. Porque somos um só corpo e precisamos uns dos outros, e outros cristãos também precisam de nós. Ser membro de uma congregação local é uma oportunidade maravilhosa de praticar este amor fraternal e de experimentar a unidade de todos os crentes.

Aqui está uma lista de alguns dos mandamentos do Novo Testamento:

  • 1 Pedro 1:22: “Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para amor fraternal, não fingido, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro;”
  • Hebreus 10:24: “E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.”
  • Filipenses 2:3-4: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.”
  • Gálatas 6:1-2: “ Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão, olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.”
  • Efésios 4:25: “Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.”

Uma igreja pode ajudá-lo a crescer na fé

Ir à igreja regularmente também é uma grande ajuda para crescer na fé. É claro que o nosso relacionamento com Deus é um assunto privado e devemos passar tempo com Ele antes de mais nada. Mas pode ser muito útil comprometer-se com um grupo do povo de Deus para servirem juntos, adorarem juntos, aprenderem juntos, orarem juntos e crescerem espiritualmente. Então, se você tiver a oportunidade de se tornar membro de uma igreja local, faça-o!
Você gostaria de saber o que esperar de um culto na igreja? Leia nosso artigo O que acontece em um culto na igreja?crist

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *